sexta, 19 de abril de 2024
Geral
08/12/2011 | 10:12

Reunião discute alternativas para reabrir o Hospital Santa Inês em Balneário Camboriú

 

O Deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Alesc, intermediou esta manhã (07/12) em seu gabinete, uma reunião entre a Secretaria de Estado da Saúde, direção do Hospital Santa Inês e Prefeitura de Balneário Camboriú com o intuito de achar uma solução conjunta para a reabertura do Hospital Santa Inês.

O Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, falou da preocupação de manter o hospital aberto na cidade que é o maior destino turístico do estado. “Queremos ajudar, mas o hospital é privado e precisa, rapidamente, encontrar outras formas de custeio”, argumentou.

O Prefeito Edson Piriquito ressaltou que a situação no município é preocupante, pois a prefeitura já está investindo 24% do orçamento em saúde, quando a obrigação legal é 15%. “Um município do porte de Balneário não consegue manter sozinho um hospital, muito menos dois. Quero ser um parceiro na solução deste impasse, mas não vamos pagar a conta sozinhos”, explicou.

O Deputado Volnei Morastoni sugeriu que se faça um plano emergencial para os quatro meses de temporada, com a abertura do Pronto Atendimento, a transferência urgência e emergência em traumatologia e ortopedia do Hospital Ruth Cardoso para o Santa Inês e 10 leitos de UTI. “Estamos buscando uma solução para os meses de verão, quando, além da demanda da região, aumenta consideravelmente os atendimentos. Neste período discutiremos uma alternativa para manter as duas unidades em funcionamento”, defendeu.

O Secretário Dalmo de Oliveira comprometeu-se em conversar com o Governador Raimundo Colombo e apresentar até sexta-feira uma proposta do montante que o estado poderá disponibilizar. O custo para manter o Hospital Santa Inês funcionado gira em torno de R$ 500.000,00 por mês.

Nesta quinta-feira, dia 8 de dezembro, será realizado um debate público sobre o futuro do Hospital Santa Inês, às 19h, na OAB, na 15ª Subseção de Balneário Camboriú.

 Participaram da reunião o Deputado Dado Cherem, o Secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, o Prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, o Secretário de Saúde do município, José Roberto Spósito, e os representantes do Hospital Santa Inês, Eroni Foresti, e Jáu Noé Gaya. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS