sexta, 19 de abril de 2024
Geral
25/11/2011 | 11:37

Conservatório Itajaiense de Dança apresenta ballet clássico no Municipal

 

O espetáculo “Uma Noite de Natal” está quase pronto. As 54 alunas do Conservatório Itajaiense de Dança intensificaram os ensaios para mostrar na próxima sexta-feira (02), o espetáculo que marcará o encerramento de ano. A apresentação inicia às 20h30, no Teatro Municipal de Itajaí. A entrada é gratuita e os bilhetes devem ser retirados com antecedência na bilheteria do Teatro (Rua Gregório Chaves, 111 – Bairro Fazenda), de segunda à sexta, das 13 às 19 horas.

O espetáculo se passa em um sonho. Flocos de neves, bonecos e anjos prometem garantir muita magia no Municipal. “Uma casa será montada no palco. Cada turma irá interpretar um personagem. Estamos muito ansiosas para este espetáculo”, comenta Aline Meire Bolsoni, professora do Conservatório.

O que é o Conservatório Itajaiense de Dança?
O Conservatório Itajaiense de Dança atende a 54 meninas da Rede Municipal de Ensino com idade entre nove e 14 anos de idade. O projeto é mantido pela Fundação Cultural de Itajaí e há três anos é coordenado pela diretora e bailarina Mery Rosa, do Studio de Dança Mery Rosa. O programa municipal além de oferecer aulas de ballet gratuitamente, ainda disponibiliza transporte, sapatilha, colant, meia, figurino e ingressos para a família nos espetáculos de final de ano.

De acordo com Mery Rosa, o programa é pioneiro na região. “Sou bailarina há muito tempo e conheço bem o cenário da dança, com base no meu conhecimento não existe uma escola pública de ballet que ofereça todo este suporte às crianças”. Atualmente as aulas de ballet clássico são realizadas duas vezes por semana com seis turmas diferentes, que vai do preparatório a turma de 4º ano.

No curso oferecido pelo município, as alunas são submetidas a uma rotina rigorosa. Devem se alimentar adequadamente, ter coordenação motora, flexibilidade corporal, responsabilidade, além de ter que dedicar muitos anos à esta prática. O curso desenvolvido pelo município, por exemplo, tem duração de oito anos. “Se a aluna tiver mais de três faltas sem justificativa está fora”, enfatiza Mery Rosa.

Além do rigor exigido, para se tornar bailarina profissional, a formação agrega outra questão, a financeira. Estudar em uma escola particular de ballet, as aulas custam em torno de R$100. Neste orçamento ainda devem ser acrescentados outros gastos, como transporte, uniforme e figurino Mas em Itajaí, as crianças da rede pública recebem as aulas gratuitamente no Conservatório Itajaiense de Dança.

Método Cubano
O método aplicado no Conservatório Itajaiense de Dança é o cubano. Atualmente existem cinco métodos de ballet clássico, o francês, italiano, russo, inglês e cubano. “Cada técnica difere as direções do corpo, posições dos braços e alguns dos passos, mas todos são ballet. Inclusive o Studio Mery Rosa só trabalha com este método”, argumenta Mery Rosa. Os bailarinos cubanos são conhecidos por sua agilidade e força.

Serviço:

Encerramento Conservatório Itajaiense de Dança
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Horário: 20h30min
Ingressos: Gratuitos (retirar ingressos na bilheteria do teatro)
Duração: 1 hora
Classificação etária: livre


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS