sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/11/2011 | 09:01

Porto de Itajaí é modelo em gestão ambiental

 

“Podemos dizer que hoje, há um porto brasileiro que é excelência em gestão ambiental, que é  o Porto de Itajaí". A afirmação foi do gerente de Meio Ambiente da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), Marcos Maia Porto, durante o 1º Seminário sobre Gestão Ambiental Portuária. O encontro, que foi promovido pela Secretaria de Portos e pela Agência, nos dias 8 e 9 de novembro,  em Brasília, e reuniu especialistas ambientais e representantes de órgãos de regulação do meio ambiente em torno de um amplo debate sobre a questão dos resíduos nos portos brasileiros.

 

Maia Porto abriu a parte técnica do evento, apresentando uma comparação entre as avaliações da gestão ambiental dos portos, realizadas pela Antaq em 2006 e 2010. Segundo ele, houve um expressivo avanço no resultado da gestão ambiental portuária nesse período. "Em 2010, tivemos uma média de atendimento de 65%. Se desconsiderássemos nesse cálculo um ou dois portos que estão realmente com mais dificuldades, teríamos alcançado uma média ainda mais expressiva”, apontou.

 

Maia explicou que vários portos apresentaram atendimentos às conformidades ambientais acima de 75%. “Podemos dizer, inclusive que, hoje, há um porto brasileiro que é excelência em gestão, o Porto de Itajaí", disse, citando entre as conformidades que mais evoluíram a dos Setores de Gestão Ambiental - SGA, objeto de uma portaria específica da SEP. “Há conformidades atendidas por 80% dos portos, prosseguiu, e vários portos estão licenciados ou em processo final de licenciamento, uma situação que não tínhamos em 2006”.

 

O gerente da Antaq comentou também que a legislação referente ao tratamento de resíduos, em especial a recente Política Nacional de Resíduos Sólidos, é muito pró-ativa, o que ajuda no seu cumprimento. “A afirmação feita pelo gerente de Meio Ambiente da Antaq, durante seminário em Brasília, comprova que os constantes investimentos que a Autoridade Portuária de Itajaí vem fazendo em programas relacionados à questão ambiental têm surtido efeito”, diz o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior.

 

Para o prefeito Jandir Bellini, os investimentos relacionados à gestão ambiental jaó essenciais para garantir o desenvolvimento sustentável da atividade portuária e das demais atividades ligadas direta ou indiretamente ao Porto de Itajaí. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS