quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/11/2011 | 14:20

ACII DISCUTE OCUPAÇÃO DO DETENTO

 

Itajaí – A Penitenciária do Vale do Itajaí, que pode inaugurar dentro de trinta dias, já deve iniciar as atividades com a implantação de projetos nas áreas religiosa, educacional e industrial. A proposta da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) e do Parlamento da AMFRI (PARLAAMFRI) é que os presos sejam ocupados com trabalhos do Conselho da Comunidade, Pastoral Carcerária, programa Brasil Alfabetização e Educação para jovens e adultos com aulas presenciais. O projeto industrial que propõe a montagem de uma fábrica de artefatos de cimento dentro da unidade também foi apresentado pelo empresário Jacir Pamplona. “Já comprei 10 máquinas, fiquei motivado ao visitar a Penitenciária Industrial de Joinville, meu objetivo é tentar recuperar, é oferecer oportunidade”, falou o empresário.

Os projetos foram discutidos durante reunião na manhã desta terça-feira (08) na sede da ACII. Segundo o Juiz Corregedor do Presídio, Dr. Pedro Carvalho, a lei de execução penal já prevê a implantação destes projetos em penitenciárias, então não haveria impedimento para o início dos trabalhos. “Precisamos do apoio dos empresários, das entidades e da comunidade”, disse Dr. Pedro.

Para viabilizar os projetos falta conseguirmos as carteiras para as salas de aula e a transferência do galpão doado pelo município de Itajaí, da Marejada para o Complexo Canhanduba”, enfatizou José Milton Santana, Gerente do Presídio Canhanduba.

O próximo passo do grupo, para Gaspar Laus, Vice-Presidente da ACII, é agendar uma reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) para solicitar apoio quanto ao custeio da transferência do galpão. “A ACII, juntamente com a CISP e o Parlaamfri estará pleiteando este investimento para todos os municípios da AMFRI, já que a penitenciária é regional”, falou Gaspar.

A Presidente da CISP, Susi Bellini, foi representada pela Secretária da comissão, Elizângela Cardoso. Susi está em Florianópolis participando de audiência pública na Assembléia Legislativa, que discute a Gestão Pública dos Hospitais x Organizações Socias. Participaram também da reunião na ACII, Bonaldo de Oliveira (Assoc. Lojistas), Rui Garcia dos Santos (Delegado Regional), Carlos Ely (Secretário Segurança Pública Itajaí), Roberto Tomaz (Assembléia de Deus), Antônio Bordin (Assembléia de Deus), Milani Bento (Ministério Público) Yara Querne (Conselho da Comunidade), Dão Koeddermann (Presidente do Parlaamfri), Amélia Erbs (Pastoral Carcerária) e Elozia de Brito (SDR/GERED Itajaí).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS