sábado, 20 de abril de 2024
Geral
07/11/2011 | 08:38

Prefeitos de Itajaí e Alicante destacam legado da Volvo Ocean Race nas cidades-sede

Assim como Alicante, Itajaí, em Santa Catarina, aposta no legado que será deixado pela Volvo Ocean Race na cidade. Investimentos em infraestrutura, marinas e turismo fazem parte do caderno de encargos para sediar a regata de volta ao mundo e o município brasileiro está se preparando para o desafio.

Nesta sexta-feira (4), os prefeitos Jandir Bellini e Sonia Castedo se reuniram na sede do poder executivo local para trocar experiências sobre o maior evento de vela. A alcaldesa, como é chamado o cargo da representante de Alicante, destacou a interação da população com a regata e o impacto econômico na região, que atingiu mais de R$ 500 milhões na última edição.

"A população abraçou a causa e houve interação de todas as esferas. Grandes eventos não são baratos e é preciso achar soluções viáveis. Mesmo em um período de crise conseguimos reverter as ações de maneira positiva. A cidade cresceu e o turismo está pronto", avaliou Sonia Castedo.

O município espanhol investiu pesado para abrigar as próximas três aberturas da VOR. Com aval do Governo da Comunidade Valenciana, os empresários receberam incentivos fiscais para fazer de Alicante o QG (quartel general) da Volvo Ocean Race. Setores como turismo e transporte estão entre os mais desenvolvidos.

"O mundo conhece Alicante por sediar o evento e o retorno no turismo é garantido. Temos atualmente cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano. Isso só foi possível por causa da ação da iniciativa privada e das reduções de impostos que possibilitaram essa revolução", revelou Sonia Castedo, que manifestou interesse em visitar Itajaí no mês de abril.

Por sua vez, o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, ressaltou a necessidade de o catarinense aproveitar essa oportunidade de ouro. "A hospitalidade do povo de Itajaí vai fazer com que todos levem uma impressão positiva e retornem à nossa cidade. Além disso, nossos voluntários e equipe multidisciplinar estarão bem treinados para receber os estrangeiros", ressaltou Jandir Bellini.

Os números de Alicante na última edição - 2008/09 - mostram que os retornos de investimento impactaram diretamente no setor social em 23 dias de evento. No período, mais de 80% da capacidade hoteleira foi atingida. Outro detalhe chama a atenção: 937 mil visitantes passaram pela Vila da Regata, mesmo com período chuvoso. Mais de 11 mil alunos de escolas primárias conheceram a vela em atividades lúdicas no Mediterrâneo.

Nesta edição, apenas em cinco dias, incluindo o feriado de Todos os Santos (1 de novembro), a vila da regata teve 200 mil visitantes. A rede hoteleira da cidade está praticamente lotada, com 80% da capacidade (6.000 leitos ocupados).

Jornalistas internacionais conhecem Itajaí - O Comitê Organizador de Itajaí se reuniu na noite da quinta-feira (3) com os velejadores brasileiros na VOR, Horácio Carabelli e Joca Signorini, e a imprensa brasileira e internacional para apresentar um pouco mais de como será a parada em abril. O encontro foi realizado no terraço do Volvo Ocean Race Club, na vila da regata.

A troca de experiências entre os formadores de opinião de importantes veículos do exterior foi fundamental para colocar Itajaí ainda mais na rota da vela mundial.

"A hospitalidade do povo brasileiro, o belo cenário e o crescimento econômico dos últimos 10 anos impressionam. E, pelo que pude acompanhar, Itajaí é um local belíssimo e com potencial turístico de excelência. Estou programando acompanhar a parada no Brasil", contou Olga Samar, jornalista ucraniana, uma das mais especializadas do Leste Europeu em vela.

No jantar, o prefeito Jandir Bellini desejou boa sorte aos atletas do País e recebeu uma camisa autografada do Team Telefónica. Na noite desta sexta-feira (4), Itajaí programou outro evento, desta vez para as autoridades, patrocinadores e empresários de Alicante. Os dois jantares tiveram o apoio da Portonave, primeiro patrocinador da Parada de Itajaí.

A hora da largada - O seis barcos partem para o desafio neste sábado (5) às 14 horas (11 horas em Brasília) com expectativa de ventos fortes, entre 20 e 30 nós (entre 37 e 55 km/h). A meteorologia também prevê possibilidade de chuva em Alicante, uma das cidades com clima mais quente da Europa. O príncipe das Austúrias, Felipe de Bourbon, estará presente na cerimônia representando a Casa Real da Espanha.

Abu Dhabi (Emirados Árabes), CAMPER (Nova Zelândia/Espanha), Groupama 4 (França), PUMA (EUA), Sanya (China) e Telefónica (Espanha) lutam pelo título nesta temporada. Na edição passada, o brasileiro Torben Grael foi o comandante campeão a bordo do Ericsson 4 (Suécia).

"A largada é um momento de muita tensão expectativa. As condições para o sábado são boas para velejar. Vou torcer para os meus amigos brasileiros levarem o bi", reforçou Torben Grael.

São 66 velejadores (11 tripulantes por barco) de 14 países diferentes. A Nova Zelândia terá 19 competidores e o Brasil dois: Horácio Carabelli (diretor-técnico), que não velejará, e o chefe de turno Joca Signorini, ambos no Telefónica.

"A largada com vento forte, mesmo não sendo tão confortável, será importante para termos uma boa saída do Mediterrâneo e chegarmos rapidamente ao Atlântico Norte. Depois decidiremos o melhor caminho a seguir, mas estamos muito confiantes", garantiu o representante brasileiro na tripulação do barco espanhol.

As equipes partem para a Cidade do Cabo/África do Sul (6.500 milhas náuticas/12.044 km) e deverão passar perto da costa brasileira antes da chegada. Os outros portos serão Abu Dhabi/Emirados Árabes(5.430 milhas náuticas/10.060 km), Sanya/China(4.600 milhas náuticas/8.520 km), Auckland/Nova Zelândia(5.220 milhas náuticas/9.670 km), ao redor do Cabo Horn até Itajaí/Brasil (6.705 milhas náuticas/12.420 km), Miami/EUA(4.800 milhas náuticas/8.890 km), Lisboa/Portugal(3.590 milhas náuticas/6.650 km), Lorient/França(1.940 milhas náuticas/3.590 km), finalizando a aventura em 7 de julho de 2012, na cidade de Galway/Irlanda(485 milhas náuticas/898 km). Durante sete meses, os veleiros percorrerão 39.270 milhas náuticas (72.767 km).

Barco de Torben fica em terceiro no Legends - O Mediterrâneo foi palco de um desfile histórico nesta quinta-feira (3). Os barcos antigos das 10 edições passadas da regata competiram para promover a Volvo Ocean Race. O Brasil foi representado por Torben Grael a bordo do Charles Jourdain, da França. O veleiro ficou em terceiro lugar. O campeão foi o L'Esprit d'Equipe IOR 58 Sloop, seguido pelo Telefónica Black.

Como os 16 veleiros são de diversos tamanhos e estilos, os mais antigos e lentos saíram primeiro da praia de Postiguet para um percurso de 22 milhas. "É muito legal participar desse desfile. Estava com saudade desse clima que envolve a Volvo Ocean Race", revelou Torben Grael.

Regata chega em abril em Itajaí (Santa Catarina) - A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. O trecho entre Auckland (Nova Zelândia) e a cidade catarinense é um dos pontos mais sensíveis e estratégicos da Volvo Ocean Race.

As equipes velejarão 6.705 milhas náuticas (12.424 km) - o maior trecho da competição - pelos temidos mares do sul e tendo de contornar o Cabo Horn, considerado um dos locais mais perigosos para navegação do planeta.

A vila da regata de Itajaí será aberta no dia 4 de abril de 2012, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata do Porto, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22 de abril.

Imagens em alta definição das regatas em Alicante:
A Duna Produções está produzindo matérias diárias da Volvo Ocean Race, em Alicante, até o dia 6 de novembro, e disponibilizando em FTP. Quem quiser baixar as imagens em alta definição deve enviar e-mail para dorojr@zdl.com.br para receber as instruções.

As imagens também estão disponíveis no canal www.youtube.com/itajaistopover
Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com
 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS