sexta, 29 de março de 2024
Geral
03/11/2011 | 14:55

Neymar e música brasileira fazem sucesso na Volvo Ocean Race em Alicante

Os últimos resultados de velejadores nacionais em competições mundiais, incluindo o título de Torben Grael, Horácio Carabelli e Joca Signorini na Volvo Ocean Race 2008/2009, aumentou ainda mais o prestígio dos atletas. Horácio e Joca, por exemplo, são peças fundamentais no Team Telefónica e podem levar o bi.

"Os brasileiros são talentosos e agregam à nossa equipe. A convivência a bordo com eles é magnífica", assegura o espanhol Pepe Ribes, tripulante do Telefónica.

No futebol não é diferente. Candidato à Bola de Ouro da Fifa, o atacante Neymar é o queridinho do público. Basta falar que é do Brasil que a pergunta sobre o destino do jogador é feita pelos espanhóis. Jornais, rádios e principalmente os canais de TV locais especulam diariamente sobre a transferência do atacante do Santos F.C. para Barcelona ou Real Madrid.

Na Vila da Regata, em Alicante, crianças que visitam a escola de vela e voluntários são fãs também da música brasileira. Neymar, o lateral Marcelo do Real Madrid e o português Cristiano Ronaldo fizeram a coreografia de Michel Teló na canção Ai se eu te pego. A dança de passos fáceis é feita pelos jovens quando é tocada nos alto-falantes do local.

"Os brasileiros são mais receptivos e sempre têm bom humor", revela a voluntária da área de games Lorena Canseco. Já Remy Segarra quer ir à Itajaí conhecer a Parada da VOR e dançar as músicas do País. "Seria uma viagem magnífica".

A cidade é mostrada em totens espalhados pela Vila da Regata e em todas as publicações oficiais. Mais um atrativo para atrair turistas e velejadores para a parada brasileira.

"Itajaí vai abraçar a causa. A ideia é interessante, já que aproxima as pessoas, principalmente a nova geração, da vela", salienta Fernando Pacheco, apresentador da Vila da Regata em Alicante.

Assim como nas sedes da Copa do Mundo de futebol, a população local tem de se envolver. "A cidade catarinense vai se desenvolver com a VOR. Foi assim aqui em Alicante e em Vigo anos atrás. O evento também conscientiza o público sobre a limpeza dos oceanos", explica Javier Sobrino, coordenador de imprensa local.

Desde o último final de semana e incluindo o feriado de Todos os Santos, na terça-feira (1), a Vila da Regata recebeu 200 mil pessoas. A expectativa é repetir o número até a largada dos seis barcos da maior regata de volta ao mundo. Neste sábado (5), os times partem para a Cidade do Cabo (África do Sul) na primeira perna da VOR. Todo o desafio terá 72 mil quilômetros e chegará à Itajaí em abril de 2012.

Encher o estoque - As tripulação estão em fase final de ajustes e as reuniões entre os grupos nos galpões são constantes na área exclusiva às seis equipes. Momento de fazer o check list e estudar a meteorologia para os próximos dias.

"Essa é a hora mais agitada. Não é possível deixar nada para trás e a cobrança dos comandantes aumenta. Estamos todos ansiosos", revela Joca Signorini, brasileiro do Telefónica.

O estoque de comida desidratada também é checado para a velejada de sete meses. Ou seja, nos últimos dias, os competidores consomem a maior quantidade de alimentos frescos como fruta e salada. Cada tripulante ingere em média cinco mil calorias por dia a bordo. Em terra, segundo as nutricionistas dos barcos, o número cai pela metade.

Seis equipes disputam o título desta edição - Abu Dhabi (Emirados Árabes), CAMPER (Nova Zelândia/Espanha), Groupama (França), PUMA (EUA), Sanya (China) e Telefónica (Espanha) investiram, cada uma, R$ 27 milhões para participar da Volvo Ocean Race. Esta edição está sendo considerada uma das mais equilibradas da história, com cinco barcos em condições de vencer.

As equipes iniciam a trajetória em Alicante (Espanha), seguindo para Cidade do Cabo/África do Sul (6.500 milhas náuticas/12.044 km), Abu Dhabi/Emirados Árabes(5.430 milhas náuticas/10.060 km), Sanya/China(4.600 milhas náuticas/8.520 km), Auckland/Nova Zelândia(5.220 milhas náuticas/9.670 km), ao redor do Cabo Horn até Itajaí/Brasil (6.705 milhas náuticas/12.420 km), Miami/EUA(4.800 milhas náuticas/8.890 km), Lisboa/Portugal(3.590 milhas náuticas/6.650 km), Lorient/França(1.940 milhas náuticas/3.590 km), finalizando a aventura em 7 de julho de 2012, na cidade de Galway/Irlanda(485 milhas náuticas/898 km). Durante sete meses, os veleiros percorrerão 39.270 milhas náuticas (72.767 km).

São 66 velejadores (11 tripulantes por barco) de 14 países diferentes. A Nova Zelândia terá 19 competidores e o Brasil dois: Horácio Carabelli (diretor-técnico), que não velejará, e o chefe de turno Joca Signorini, ambos no Telefónica.

Regata chega em abril em Itajaí (Santa Catarina) - A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. O trecho entre Auckland (Nova Zelândia) e a cidade catarinense é um dos pontos mais sensíveis e estratégicos da Volvo Ocean Race. As equipes velejarão 6.705 milhas náuticas (12.424 km) - o maior trecho da competição - pelos temidos mares do sul e tendo de contornar o Cabo Horn, considerado um dos locais mais perigosos para navegação do planeta.

A vila da regata de Itajaí será aberta no dia 4 de abril de 2012, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata do Porto, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22 de abril.

Imagens em alta definição das regatas em Alicante:
A Duna Produções está produzindo matérias diárias da Volvo Ocean Race, em Alicante, até o dia 6 de novembro, e disponibilizando em FTP. Quem quiser baixar as imagens em alta definição deve enviar e-mail para dorojr@zdl.com.br para receber as instruções.

As imagens também estão disponíveis no canal www.youtube.com/itajaistopover

Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS