quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/10/2011 | 14:36

Barbatuques inicia nesta terça-feira os shows de encerramento do 14º Festival de Música de Itajaí

 

Nesta terça-feira (1º), o grupo Barbatuques, de São Paulo, referência em percussão corporal, inicia os shows de encerramento do 14º Festival de Música de Itajaí. O show “Tum Pá” inicia às 20 horas, no Teatro Municipal de Itajaí. Os ingressos já estão esgotados. Esta será a primeira apresentação direcionada ao público infantil da história do Festival de Música.

 

A abertura do show será feita por, nada mais nada menos, que o Grupo de Percussão de Itajaí. Atualmente, com oito integrantes, o grupo tem como principal objetivo desenvolver repertório para percussão, interpretando peças de compositores brasileiros como Ney Rosauro, Oscar Bolão, entre outros.

 

O grupo Barbatuques produz música a partir do batuque com o próprio corpo, como palmas, batidas no peito, estalos com os dedos e a boca, assobios e sapateados. Melodias e diferentes ritmos musicais são criados a partir de efeitos de voz e da exploração de sons. O resultado é surpreendente.

 

O show que será apresentado em Itajaí, “Tum Pá” traz canções inéditas produzidas pelo grupo e outras que fazem parte da cultura popular em versões originais e inusitadas, valorizando a música brasileira. Oito músicos em cena transformam efeitos vocais e sons corporais em ritmos e melodias. Tum Pá proporciona as crianças (e até aos adultos) uma nova forma de perceber e evocar os sons que as cercam no mundo e permeiam o universo lúdico-infantil.

 

O Barbatuques é referência em percussão corporal, já se apresentou em várias regiões do Brasil e em eventos internacionais, como na França, Espanha, Estados Unidos, Suíça, Portugal, Líbano, Rússia, Senegal, Colômbia, China e África do Sul. Ministrou oficinas para o elenco do espetáculo “Saltimbanco”, do Cirque du Soleil. Em 2010, fez inúmeras apresentações durante a Copa do Mundo da África, inclusive no evento oficial da Fifa em Joanesburgo para o anúncio da Copa de 2014 no Brasil. Esta é a segunda vez que o grupo participa do Festival de Música. A primeira foi na 11ª edição, em 2008.

 

Além do grupo Barbatuques, ainda darão continuidade à programação do 14º Festival de Música o grupo Quarteto em Cy (BA) na quarta-feira (02) e SpokFrevo Orquestra (PE) na quinta-feira (03). Os três grupos tiveram suas apresentações suspensas, em setembro devido às chuvas e voltam à cidade para encerrar um dos festivais musicais mais importantes do Brasil.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS