quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/10/2011 | 17:44

Siritopéia e Licopéia participarão do primeiro desfile da 25ª Marejada neste sábado

 

Neste sábado (8/10) será realizado o primeiro desfile da 25ª Marejada no Centro da cidade. A alegria vai tomar conta da Rua Hercílio Luz e umas das principais atrações são as divertidas Siritopéia e Licopéia. Quem também já confirmou presença é o Bonde do Portuga com as bandas da cerveja e filarmônica de Itajaí, grupos folclóricos, rainha e princesas e a família Marejada.A concentração para o desfile será às 9h, em frente ao Museu Histórico de Itajaí. O desfile começa às 10h e para participar basta estar caracterizado com um traje português.

 

Você sabe o que é Siritopéia?

A idéia da criação da Siritopéia partiu do advogado Luiz Fernando Molléri. Foram cinco meses de preparação e a Siritopéia ficou pronta em 2010 para a comemoração dos 150 anos de Itajaí e agora ela é diversão garantida para mais uma Marejada.Os triciclos com a forma de um siri têm uma extensão de 1,90 metros de comprimento, por 2,40 metros e largura, cada um, incluindo as garras. Os seis siris acoplados formam uma fileira de 11,40 metros de comprimento. Daí a denominação de Siritopéia.

 

Traje Português! Quem não encontrar pode improvisar

            O traje é diferente para cada ocasião. Mas o que comumente é visto em grupos folclóricos ou até mesmo nas festas são mulheres vestidas com o tradicional traje de camponesa, com chinela, saia rodada, colete, blusa, chapéu de aba e um xale bem colorido. Mas se ficar difícil encontrar o jeito é improvisar. O traje usado pelos integrantes da Siritopéia é uma sugestão. Compõe-se de: chapéu vermelho, em feltro, com fitas em azul/branca/preto; camisa branca, bermuda azul, meias vermelhas com listras brancas e sapatênis ou sapatinha na cor preta.  O traje das mulheres é idêntico ao dos homens, exceto as meias, que são todas vermelhas. Sendo que, cada mulher leva consigo uma puçá.

 

Próximos desfiles já estão definidos

Nos dias 8 e 22 a diversão vai tomar conta da Rua Hercílio Luz no Centro da cidade. Já no dia 15 de outubro o desfile será na RuaEstefano José Vanoli, para divertir também a comunidade do bairro São Vicente. O horário é sempre às 10h sendo que a concentração começa uma hora antes. Vale lembrar que se estiver chovendo o desfile será cancelado.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS