quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/09/2011 | 17:55

Ampliada a faixa etária para vacinação contra hepatite B

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que o Programa Nacional de Imunização ampliou para 29 anos a faixa etária alvo da vacinação contra a hepatite B. Até então, o público-alvo era até 24 anos. A ampliação da faixa etária, segundo o Ministério da Saúde, visa levar o tratamento principalmente às gestantes. Isso porque a hepatite B pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação.

 

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde municipais e a imunização se dá em três doses. Dados apresentados recentemente pelo Ministério da Saúde mostram que, de 1999 a 2010, foram identificados 307.446 casos de hepatites virais no Brasil. Deste total, 56,5% foram hepatites dos tipos B e C. Dos mais de 104 mil casos de hepatite B neste registrados neste período, 12.261 foram contraídos por gestantes.

 

Para o Diretor de Vigilância Epidemiológica, Dr. Carlos Manuel Corrêa, “é preciso chamar a atenção dos jovens para a importância de se prevenir contra a hepatite B, já que a procura por este público ainda é baixa em nosso município”.

 

Além da faixa etária até 29 anos, a vacinação para Hepatite B está indicada para:

 

1. Vítimas de abuso sexual;

2. Vítimas de acidentes com material biológico positivo ou fortemente suspeito

de infecção por VHB;

3. Comunicantes sexuais de portadores de VHB;

4. Profissionais de saúde;

5. Hepatopatias crônicas e portadores de hepatite C;

6. Doadores de sangue;

7. Transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea;

8. Doadores de órgãos sólidos ou de medula óssea;

9. Potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundidos;

10. Nefropatias crônicas/dialisados/síndrome nefrótica;

11. Convívio domiciliar contínuo com pessoas portadoras de VHB;

12. Asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas;

13. Fibrose cística (mucoviscidose);

14. Doença de depósito;

15. Imunodeprimidos.

 

A Secretaria Municipal de Saúde também alerta que a vacina está disponível para as profissionais podólogas, tatuadores e manicures, independente da idade.

 

Hepatite B

 

É uma doença transmitida pelo vírus VHB, que tem predileção por infectar os hepatócitos, as células do fígado. Essas células podem ser agredidas pelo VHB diretamente, ou pelas células do sistema de defesa que, empenhadas em combater a infecção, acabam causando um processo inflamatório crônico. A Hepatite B pode evoluir para sua forma crônica em 15% dos casos, algumas vezes levando a cirrose e/ou câncer hepático (fígado). 

 

A transmissão se dá pelo contato com sangue e/ou secreções infectadas pelo vírus da Hepatite B, além de ser transmitido de mãe para filho na gravidez, durante e após o parto. 

 

O risco de transmissão através das transfusões de sangue praticamente desapareceu desde que o sangue dos doadores passou a ser rotineiramente analisados. Desta forma as principais vias de transmissão da Hepatite B são as relações sexuais desprotegidas, uso e compartilhamento de drogas injetáveis, cachimbo do crack e ferimentos na pele.

 

Atenção especial deve ser dada nos salões de beleza, onde o cliente deve ter seu próprio kit de unha, composto por alicate, tesoura, afastador de cutículas, entre outros.

 

Prevenção

 

Uso de preservativo em todas as relações sexuais;

Vacinação em dia;

Não compartilhar seringas e cachimbos de crack;

No caso das gestantes, realizar o pré natal;

Aos profissionais de saúde é recomendada a utilização de luvas descartáveis e óculos de proteção para realizar procedimentos. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS