quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/09/2011 | 16:24

Simpósio nacional de avicultura abre nesta quarta-feira em Bal. Camboriú

 

Avicultura brasileira preocupada com mercado mundial

 

         Há nuvens negras no horizonte da economia mundial, mas, o setor de produção de alimentos cárneos no Brasil será relativamente pouco afetado: não se atingirão os resultados desejados, mas o balanço final será razoável. A avaliação é do presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Clever Pirola Ávila, que nesta quarta-feira abre, em Balneário Camboriú (SC), a nona edição do Simpósio Nacional de Avicultura.

         Conhecido na área como Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, o evento prossegue até sexta-feira (23), reunindo 500 especialistas do setor no centro de convenções do Hotel Sibara.

No cenário da avicultura industrial brasileira, Santa Catarina é o segundo maior produtor de aves do Brasil e o maior exportador. O faturamento é de mais de 1 bilhão de dólares em vendas externas e o volume anual de abates é de aproximadamente 700 milhões de aves. O Estado reúne 13.000 avicultores, dos quais 10 mil são integrados às agroindústrias. O setor emprega diretamente 40 mil pessoas e, indiretamente, mais 80 mil.

Ávila analisa o quadro atual do mercado de carnes e as perspectivas para o fim de ano.  Um dos mais experientes executivos da indústria brasileira de carnes, com 32 anos de atividade na área, Ávila é engenheiro químico pós-graduado em processamento de alimentos. Tem 53 anos de idade e é natural de Criciúma (SC).

 

Qual é a expectativa da avicultura para este final de ano?

Clever Pirola Ávila– A avicultura manterá o ritmo de crescimento levemente acima do crescimento vegetativo, porém com resultados aquém do necessário.

 

O nível de consumo deve crescer ou as previsões de uma possível nova crise internacional afetará o ânimo dos consumidores?

Ávila– A tendência natural de busca de proteínas animais focadas em saudabilidade e competitivas manterá o nível de crescimento, apesar da potencial nova crise financeira.

 

O fornecimento de matéria-prima (aves, suínos e bovinos) nos frigoríficos nesse fim de ano estará em níveis normais ou a eventual escassez de uma dessas carnes influenciará o consumo das demais?

Ávila– Estamos em descompasso com as três proteínas animais disponíveis: a área de aves continua no seu ritmo normal, o segmento de suínos está altamente impactado pelas restrições da Rússia e o mercado de bovinos tem falta de oferta. Desta forma, o consumo se adaptará as ofertas e preços disponíveis, abrindo uma oportunidade para o aumento de consumo interno da carne suína. As matérias-primas grãos continuarão impactando nos custos de produção de forma acentuada, tendo em vista o seu patamar de preços – que levam o Brasil a ter um superávit com as exportações.

 

Essa reação (valorização) do dólar em relação ao real deve se manter ou é uma bolha passageira?

Ávila– Deve se manter num patamar levemente mais alto em função da perda de credibilidade das economias da Grécia, Itália, Espanha e Portugal em honrar seus compromissos e da dificuldade política de aplicar medidas saneadoras.

 

Houve muita comemoração, mas, até agora, não ocorreram negócios com a China. Na sua opinião, vamos conquistar este ano o mercado chinês?

Ávila– Devemos sempre comemorar as conquistas feitas. Conquistamos o acordo bilateral das condições sanitárias e saúde pública. Nosso desafio agora é buscar as licenças de importação chinesas, as quais são obtidas em outro órgão e daí a morosidade para iniciar – precisamos tirar desta inércia – com muito esforço privado e governamental.

 

O Japão importa carne de frango do Brasil há mais de 30 anos e, agora, pode aprovar a importação de carne suína. Nesse caso, vai reduzir a oferta de carne no mercado interno. Isso pode impactar nos preços das carnes em geral, consumidas pelos brasileiros?

Ávila– Na realidade não haverá impacto nenhum no mercado interno, mas sim uma substituição das exportações para a Rússia, sendo direcionadas para o Japão.

 

A previsão em todos os mercados do mundo é de aumento nos preços dos alimentos, especialmente das carnes. Como deve ficar a situação no Brasil?

Ávila– O Brasil conta com um efetivo controle da inflação, seja pela ferramenta dos juros, controle do crédito, pelo superávit fiscal primário e ainda pela importação de alimentos. Teremos os impactos dos preços de alimentos ao nível de sazonalidade da oferta, porém, sem afetar a meta de inflação.

Foto 1 – Cléver Pirola Ávila, presidente da Acav

 

Balneário Camboriú

Simpósio nacional da Acav terá início nesta quarta-feira

Evento reúne empresários para debater a avicultura mundial

 

 

Entre os Estados com posição de maior produtor e exportador nacional de carne de frango, Santa Catarina receberá empresários e técnicos de todo país para debater as atualidades e os desafios da avicultura mundial. Promovido pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), o  9o Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição será realizado a partir desta quarta-feira (21),no centro de convenções do Hotel Sibara, em Balneário Camboriú, com abertura programada para as  19h30. O evento prossegue até sexta-feira (23).

O simpósio visa discutir os avanços tecnológicos no processo de matrizes de corte, incubação e nutrição, oferecendo subsídios para o aperfeiçoamento no setor. O evento trará renomados palestrantes nacionais e internacionais. Participarão mais de 500 pessoas. O coordenador da comissão central organizadora, Bento Zanoni, fala sobre o cenário da avicultura em SC e destaca a programação do evento.  

DADOS DE PESO 

O Estado reúne 13.000 avicultores, dos quais 10 mil são integrados às agroindústrias. O sistema de integração levou bem-estar às famílias rurais e transferiu tecnologia aos criadores. O setor emprega diretamente 40 mil pessoas e, indiretamente, mais 80 mil.

REFERÊNCIA NACIONAL

Santa Catarina está habilitada a exportar para mais de 120 países.  Como nos demais Estados do Brasil, o consumo é crescente em função basicamente da saudabilidade do produto e presença constante nos pontos de venda. A saúde animal é um fator fundamental para esse sucesso. É importante continuar com a crescente evolução neste aspecto.

SANIDADE

O Estado de SC é líder na linha de saúde animal. É fundamental continuar inovando com os controles aplicados, reforço nas barreiras interestaduais e internacionais, atualização dos bancos de dados dos animais alojados e a rastreabilidade completa de toda a cadeia produtiva.

IMPORTÂNCIA DO SIMPÓSIO

A 9a edição do simpósio foi organizada com base em rigorosos critérios, priorizando a qualidade das palestras, a infraestrutura e organização geral, bem como a conquista de patrocinadores, apoiadores e fornecedores reconhecidos pela excelência do trabalho que desenvolvem. Tudo isso contribuirá para fortalecer ainda mais o evento considerado referência no setor.

PROGRAMAÇÃO GERAL

DIA 21 DE SETEMBRO

O evento terá início no dia 21 de setembro com inscrições e entrega de material na secretaria, no período das 13 às 17 horas. Das 16 às 17 horas haverá evento da Aviagen; das 17H30 às 18h30 acontecerá o evento da Elanco e, das 17h30 às 18h30, será realizado o evento do COBB. A abertura oficial do 9º Simpósio Técnico da ACAV será das 19h30 às 21 horas, no salão Mediterrâneo. Em seguida, das 21 às 22h30, haverá coquetel de confraternização, patrocinado pela MSD Saúde Animal, no salão Atlântico.

DIA 22 DE SETEMBRO

No dia 22 de setembro, o evento terá início às 8 horas com abertura da secretaria para novas inscrições e entrega de material. A partir das 9 horas será apresentada palestra sobre “Manipulação térmica do embrião visando os cuidados com o neonato”, conduzida por Ron Meijhorf, com patrocínio da Casp. Às 10 horas será servido coffee break e, em seguida, das 10h30 às 11h30, a palestrante Laura Villareal abordará a “Situação da bronquite infecciosa em matrizes de corte no Brasil”. O patrocínio é da MSD Saúde Animal.        

Após o almoço, no período das 14 às 17 horas, haverá o painel reprodutivo. Das 14 às 14h50, palestra de Fernando Rutz, patrocinada pela Alltech com o tema “Impacto da nutrição sobre a fertilidade de matrizes de corte”; das 14h50 às 15h40 haverá palestra com Keith Bramwell patrocinada pela Aviagen sobre “Parâmetros fisiológicos que interferem na fertilidade de matrizes pesadas”; das 15h40 às 16h10 será servido o coffee break; das 16h10 às 17 horas será realizada palestra com Isaac Bittar, patrocinada pela DSM, com o tema “Manejo de machos e fertilidade”, e das 17 às 18 haverá  mesa redonda Painel Reprodutivo. O simpósio prossegue com eventos simultâneos da MSD Saúde Animal e da Granja Planalto HUBBARD (das 18h15 às 19h15). No período das 20 às 23 horas será servido jantar do Galo, patrocinado pela Seara/Marfrig, no restaurante Fharol.

DIA 23 DE SETEMBRO

 No dia 23 de setembro, o simpósio terá início às 8 horas com evento da Alltech. Das 9 às 10 horas, o palestrante Ivonei Pazza apresentará o tema  “Gestão da rotina de incubação”; das 10 às 10h30 haverá coffee break e das 10h30 às 11h30 os participantes acompanharão a palestra “Nutrição de matrizes e o impacto sobre a progenie/estratégias futuras, desafios futuros”, conduzida por Chet Wiernusz patrocinada pela Cobb. O encerramento do simpósio está previsto para o período das 11h30 às 12h30.          

PALESTRANTES

RON MEIJHORF

O tema “Manipulação térmica do embrião visando os cuidados com o neonato” é um dos destaques da programação do 9o Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição. A palestra será conduzida pelo doutor em engenharia de melhoramento da performance de aves, Ron Meijhorf, no dia 22, às 09 horas.

Após graduar-se na Universidade Agrícola de Leeuwarden, na Holanda, e completar o serviço militar, Ron trabalhou por 13 anos como pesquisador do Centro para Pesquisa Aplicada em Aves, na Holanda, principalmente na área de matrizes e incubação. O tema da sua tese de doutorado, concluída em 1994 na Universidade de Wageningen, também na Holanda, foi as implicações teóricas e práticas dos níveis de calor e umidade dos ovos para incubação, antes e durante o processo.

LAURA VILLAREAL

“Situação da bronquite infecciosa em matrizes de corte no Brasil” é o tema da palestra que a médica veterinária Laura Villarreal Buitrago ministrará no dia 22 de setembro, às 10h30. Formada pela Universidade de La Salle, Colombia, em 1999, Laura completou mestrado em Patologia Aviária pela Universidade de São Paulo (USP) em 2003 e completou PhD em Patologia Aviária pela USP em 2007.

Suas áreas de pesquisa focam principalmente nos aspectos moleculares e patogênicos dos vírus de Bronquite Infecciosa das Galinhas e Pneumovírus. Atualmente, trabalha como gerente técnica para América Latina na Intervet Schering Plough Animal Health e é membro do Grupo de Pesquisa da USP chamado Coronavírus.

FERNANDO RUTZ

O simpósio terá entre os palestrantes o médico veterinário, Fernando Rutz, que apresentará o tema  “Impacto da nutrição sobre a fertilidade de matrizes de corte”, às 14 horas, do dia 22.

Formado pela Universidade de Pelotas (RS), em 1983 obteve sua maestria em Zootecnia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com o título: “Utilização de farelo de colza e outros alimentos na ração de pintos”. Realizou seu Doutorado em Nutrição e Alimentação Animal na University of Kentucky nos Estados Unidos. Rutz tem escrito inúmeras publicações em livros, anais de eventos e artigos em revistas científicas. Também tem participado como palestrante em diversos simpósios e eventos nacionais e internacionais.

KEITH BRAMWELL

O palestrante Keith Bramwell abordará o tema “Parâmetros fisiológicos que interferem na fertilidade de matrizes pesadas”, das 14h50 às 15h40, do dia 22. O evento conta com o patrocínio da Aviagen.

 

Natural da Costa oeste dos EUA, Bramwell graduou-se na Brigham Young University e recebeu dois títulos de mestrado e PhD pela Universidade da Geórgia. Atualmente, é especialista em pesquisa e extensão na Universidade de Arkansas. Seu trabalho é na área de gestão para criadores e incubadores. Realiza uma variedade de projetos de pesquisa que estuda os vários fatores que influenciam a eclodibilidade e qualidade do pintinho nas fazendas e os níveis de incubação.

Seus projetos de pesquisa atuais incluem modernos programas de alimentação desenvolvidos para a Breeder Broiler - a fim de melhorar a produtividade das raças de frangos, bem como a variação do peso corporal e sua influência na fertilidade destes animais. Também está avaliando a contribuição fisiológica para a infertilidade das aves e investigando a criação específica dos machos. Suas pesquisas também incluem programas de iluminação para melhorar a produtividade, estudo do comportamento de acasalamento, avaliação das fêmeas e as taxas e qualidade da eclodibilidade.

ISAAC BITTAR

O médico veterinário Isaac Bittar apresentará o tema “Manejo de machos e fertilidade”, no dia 22, às 16h10. Graduado pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), o palestrante possui MBA em Gestão Empresarial Estratégica em Agribusiness pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou por 20 anos na empresa Agroceres Ross Melhoramento Genético de Aves como gerente de serviços técnicos para avós, matrizes e frangos de engorda para Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Atualmente trabalha na empresa DSM Nutritional Products onde exerce a função de gerente de marketing de vitaminas para América Latina. Nos últimos anos desenvolve amplo trabalho sobre qualidade esquelética, desempenho, bem-estar animal e impacto econômico, tanto em reprodutoras como em frangos.

IVONEI PAZZA

Outro palestrante é o consultor Ivonei Pazza que abordará o tema “Gestão da rotina de incubação”, no dia 23, das 9 às 10 horas. Pazza possui graduação em Administração de Empresas, com habilitação em Gestão de Negócios e MBA em Gestão Estratégica de Negócios, pela Unoesc Xanxerê (SC). É consultor da CASP e da PROVIMI/NUTRON para área de incubatórios, com atuação no Brasil e no exterior. Até 2009, foi coordenador de projetos da Sadia.

CHET WIERNUSZ

Das 10h30 às 11h30 do dia 23, os participantes acompanharão a palestra “Nutrição de matrizes e o impacto sobre a progenie/estratégias futuras, desafios futuros”, conduzida por Chet Wiernusz, com patrocínio da Cobb.

Chet Wiernusz completou mestrado em Ciência Animal na Universidade Estadual de Oklahoma, Stillwater, Oklahoma em 1991. Trabalhou com o Dr. Robert G. Teeter nos efeitos de estresse calórico no balanço térmico e manejo de arraçoamento em frangos de corte. É PhD em Nutrição animal pela Universidade Estadual de Oklahoma em 1994. O foco principal de suas pesquisas está relacionado a eficiência energética da ingestão de nutrientes  para o acréscimo de proteínas e lipídeos em frangos de corte.

ESTRUTURA

A comissão organizadora é constituída por Bento Zanoni, Carla Andréa Schwertner, Cláudio Luiz Schell, Fábio Bittencourt, Ivonei Socha, Marcos Lopes, Mauri Mazonetto, Marcos Téo, Aline Kuntze, Rodrigo Toledo, Renata Steffen, Vilmar Pedott, Eduardo Karl, Paulo Pelissaro, Fernando Farias, César Poletto, Grazieli Ecco, Josenio Cerbaro e Alexandre Dohi. Também participam o presidente da Acav (Clever Ávila) e o diretor executivo (Ricardo Gouvêa).  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS