sexta, 19 de abril de 2024
Geral
16/09/2011 | 08:29

Campanha “Um dia da semana sem Carne”

 

“Terra Transcendental” é um restaurante de especialidades vegetarianas e possui estrito compromisso com ações de sustentabilidade ambiental e social, propondo uma arte culinária de agradável e nutritiva refeição. É um empreendimento associado ao Centro Público de Economia Solidária de Itajaí, CEPESI, desde 2006, atuando exclusivamente na área da gastronomia lacto-vegetariana.
Vem com a proposta, já conhecida por muitos, em promover a campanha “Um dia sem Carne”. Uma campanha que teve expressão em 2003 nos Estados Unidos e hoje se expande no Brasil. A campanha tem como referência a Meatless Monday (Segunda sem Carne) lançada pelo ex beattles Paul McCartney que chamou a atenção da mídia ao desvelar a campanha na Inglaterra, acompanhado pela filha, a estilista Stela McCartney. Hoje, a campanha se faz notória em importantes metrópoles como São Paulo, Niterói, Curitiba e Florianópolis. Esta campanha já conta com o apoio de pessoas importantes como o cantor Gilberto Gil e a cantora Marisa Monte, Flávia Lippi, que foi apresentadora do Reporter ECO da TV Cultura por 16 anos, o secretário do verde e do meio ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge e, a presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, Marly Winckler, entre outros.
A campanha tem por objetivo, em nossa região do Vale do Itajaí, informar as pessoas sobre os benefícios ambientais e sociais da abstenção do consumo de carne, pelo menos um dia da semana. Além de incentivar os pequenos e familiares produtores rurais, minimiza-se impactos ambientais em níveis consideráveis. Relatórios da ONU revelam que a criação de animais de corte é responsável por cerca de 18 por cento das emissões mundiais de gases estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta – maior ainda que as emissões da indústria global de transportes. (Fonte: Jornal Estado de SP)
Se reduzirmos o consumo de carne, contribuímos assim com a preservação de água potável e de florestas evitando assim o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies junto com a destruição de habitats e até de biomas inteiros. Disponível em: <http://diasemcarne.wordpress.com/informacao/>Acesso em: 01 julho 2011).
O evento será realizado no dia 16 de setembro de 2011, sexta feira no Centro Público de Economia Solidária de Itajaí (CEPESI) CNPJ 09676.601/0001-93 na Rua Lauro Muller ao lado da Fundação Cultural e contará com a imprensa local evidenciando o evento. Um plano de mídia (material impresso flyer/ folder, cartilha informativa) será confeccionado para propagar o evento e contará com inserções em rádio e t.v.), além, da presença confirmada de profissionais da área de gastronomia, meio ambiente, poder público e movimento social.
Serão promovidas palestras com profissionais da culinária vegetariana promovendo oficinas de degustação e amostras, montagem de compostagem doméstica, mostrando como produzir composto orgânico a partir dos resíduos gerados diariamente em nossa casa, contribuindo para a saúde das plantas e para a diminuição do lixo encaminhado aos aterros da cidade.
Para participar da programação, que será gratuita, será necessário retirar os convites nos locais...
Haverá no local sorteio de brindes.
Programe-se e venha participar do primeiro evento gastronômico sustentável de Itajaí SC.
 
 

Programação
Sexta feira dia 19 de Agosto de 2011
Horários
Atividade
18h30
Palestra: Sustentabilidade com ...
19h00
Oficina: Montagem de compostagem doméstica com...
20h 00
Palestra: Consumo Consciente e Qualidade de Vida” com...
20h 30
Oficna do Sabor com Bandhu
20h 55
Jantar
 
 
Contato:
Jonathan Pimentel 47 8414-0250

Bruno 47 9945-0395


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS