quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/09/2011 | 09:16

Pissetti propõe pacote de medidas para a prevenção de enchentes

 

Dizem que após a tempestade vem a bonança, mas para isso é preciso agir. Passados quase três anos das enchentes de 2008, uma nova tormenta tirou o sono das famílias itajaienses. Nesta semana, o vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), apresenta um “pacote” de requerimentos que reúne quatro ações preventivas em casos de cheias.

 

A primeira medida, e talvez a mais urgente, pede à presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), e demais autoridades nacionais, estaduais e municipais, a liberação de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), a criação de linha de crédito a juro zero e a isenção, ou minoração, do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), aos atingidos pela tormenta.

 

A proposta exige a certificação dos casos pela Defesa Civil. As linhas de crédito a juro zero, subsidiadas pelo Governo Federal, podem chegar aos 5 mil reais e devem servir para a compra de móveis e eletrodomésticos. Para o IPVA, o cidadão deve comprovar a perda de seu automóvel. “É desta forma que nós políticos devemos conduzir a nossa solidariedade nesse momento de comoção das famílias, desenvolvendo o papel que nos cabe frente às esferas do Estado”, diz Pissetti.

 

Força tarefa e infraestrutura

 

Entre a lista de ações de Pissetti está o pedido para a construção imediata de um canal extravasor, como uma “galeria subterrânea”, em direção ao Rio Itajaí-Açu, na Barra do Rio. Completam as proposições a implantação da dragagem permanente do Rio Itajaí-Mirim e a realização de uma audiência pública para constituição de novas e objetivas políticas de atuação em casos de desastres naturais.

 

“Itajaí precisa de respostas rápidas nestas situações, não podemos mais agir de forma a sermos surpreendidos pela fúria da natureza por mero desleixo em não observar seus sinais (...) temos que aprender com a dor”, explica o parlamentar. 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS