sexta, 29 de março de 2024
Geral
12/09/2011 | 17:05

Mais de 600 voluntários já ajudaram às vítimas das cheias em Itajaí

 

A vontade de ajudar o próximo não tem limites em Itajaí. Desde quinta-feira (08) quando a ameaça de enchente se confirmava voluntários se apresentavam na Defesa Civil para ajudar no que fosse preciso.

 

A estimativa é de que mais de 600 voluntários já tenham ajudado às vitimas das cheias nos abrigos, no Centreventos e na Defesa Civil. Somente no Centreventos, onde os donativos são recebidos, separados e enviados à população, já passaram cerca de 300 voluntários. O estudante da E.B Arnaldo Brandão, Carlos Patrick de Souza de 14 anos, reuniu os amigos da Igreja Mevan e desde sábado (10) está aqui. “Já ajudei na separação dos alimentos e também na entrega junto com o exército, fazendo o cadastro das famílias beneficiadas. O prazer de ajudar as pessoas é que me dá forças para estar aqui” explica.

 

Com a missão de “sempre servir” o chefe de escoteiro Hygino Macelino Aguiar Neto está desde sexta-feira (09) no centreventos e pôde acompanhar a chegada dos primeiros donativos. Hygino que é judeu não poupou nem o sábado, dia sagrado para ele. Não considero o serviço voluntário um trabalho, por isso permaneci aqui fazendo minhas orações e ajudando quem precisa” se emociona.

 

Dentre os voluntários também estão vítimas da enchente. Na casa de Keytt Souza, no Rio Bonito, a água atingiu cerca de 1 metro. A tristeza da estudante de 24 anos deu lugar à alegria de ajudar quem perdeu mais do que ela. “Na Defesa Civil fui uma das encarregadas pela organização das equipes de resgate. Prestamos socorro a vítimas de parada cardíaca, choque anafilático e até gestantes que davam à luz, e hoje estou aqui separando os kits de limpeza. Para casa só volto quando nossa missão for encerrada” afirma.

 

Para garantir a energia dos voluntários que trabalham no Centreventos cinco integrantes da equipe de suprimentos do 63º Batalhão de Infantaria de Florianópolis são responsáveis pela alimentação. Café da manhã, almoço, lanche da tarde e ceia são servidos aos voluntários e toda a equipe que trabalha no local. De acordo com o Sargento Losekann, responsável pela cozinha, são servidas em média 600 refeições por dia. “Arroz, feijão, carne e salada fazem parte das refeições principais. Além disso, durante todo o dia oferecemos frutas à vontade para garantir a energia de quem está ajudando Itajaí”.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS