terça, 16 de abril de 2024
Geral
06/09/2011 | 13:48

Futuro das ferrovias foi tema de seminário

 

Alternativas para implantação das linhas ferroviárias foi debatida na Associação Empresarial de Itajaí (ACII).  O Seminário sobre Ferrovias e Desenvolvimento discutiu na noite desta segunda-feira(06) a viabilidade e o potencial do transporte ferroviário para Santa Catarina e o Sul do país. A reunião foi presidida pelo vice-presidente da ACII, Otílio Emílio “Lola” Dalçoquio, e após os trabalhos sobre ferrovias foram comandados pelo deputado da região  Volnei Morastoni, com a presença  do  representante do presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias do Congresso Nacional, Vanduir Matias Deters e o  presidente da Frente Parlamentar Catarinense das ferrovias, deputado Estadual Dirceu Dresch.

            A Frente Mista das Ferrovias do Congresso Nacional, presidida pelo deputado Pedro Uczai, vem realizando seminários em várias regiões do país para discutir os projetos ferroviários como alternativa de transporte e desenvolvimento para o Brasil. Em Santa Catarina os debates já  foram realizados em São Miguel do Oeste e Xanxerê.

            Durante o seminário na ACII, o deputado Volnei Morastoni falou que a malha ferroviária irá representar um grande impulso para o Estado e consequentemente para região Sul. “Temos que sair deste modelo unimodal de transporte rodoviário e unir forças políticas, governamentais e empresariais por este projeto”, afirmou. O representante da Frente Parlamentar Nacional fez uma explanação e apresentação dos traçados de ferrovias e a situação das obras do PAC no país. Em seguida o deputado Dirceu Dresch passou dados estáticos do transporte rodoviário em SC e no Brasil.

            O diretor Comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, garantiu o apoio total e irrestrito da administração do Porto no projeto e ressaltou que a implantação da malha ferroviária é de absoluta necessidade. Ao final do seminário foram elencados itens para elaboração de um documento (Carta de Itajaí), com pontos acordados entre os participantes, e que será levada ao encontro nacional a ser realizado no final do ano. Entre as propostas, o fortalecimento da malha ferroviária e inclusão da Ferrovia Leste/Oeste – conhecida como Ferrovia do Frango, em Santa Catarina. A ferrovia litorânea cujo traçado será a interligação entre os portos catarinenses, também foi discutida, e todos favoráveis  a sua implantação. A Carta de Itajaí deverá ser finalizada ainda esta semana, e então será de conhecimento público.

          Ferrovia este é o caminho.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS