sexta, 29 de março de 2024
Geral
01/09/2011 | 11:11

Projeto IDEB foi aprovado na Casa de Leis de Itajaí

 

Depois de duas semanas de discussão o Projeto de Lei Ordinária (PLO) que “dispõe sobre a obrigatoriedade do município de Itajaí em divulgar o Índice de Desenvolvimento Escolar da Educação Básica (IDEB) obtido pelas escolas da rede pública municipal de ensino” foi aprovado na
Câmara de Vereadores de Itajaí. O documento, de autoria da Vereadora Maria Heidemann (PP), contou com seis votos favoráveis, dois contrários e duas abstenções.

Segundo a Professora Maria, o debate sobre o tema foi importante e saudável. A parlamentar usou a tribuna para defender a proposta, que segue uma tendência nacional. “O principal objetivo do projeto é que o Município de Itajaí divulgue entre os pais, alunos e comunidade o resultado obtido pelo IDEB nas escolas da rede municipal de ensino. Com este resultado exposto os pais podem avaliar o desempenho da instituição de ensino e colaborar para a melhoria do processo de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. A nota também servirá de estímulo para os educadores”, reforçou a professora.

O projeto:

O PLO foi apresentado em Itajaí na sessão ordinária do dia 16 de agosto, entrou na pauta da ordem do dia através de requerimento no dia 23 e foi sobrestado pela proponente. O documento voltou a ser discutido na sessão desta terça-feira (30), onde foi aprovado. Um projeto que determina que todas as escolas públicas do país fixem um painel exibindo nota do IDEB também tramita no Congresso Nacional, a proposta foi apresentada em 7 de junho pelo Deputado Federal Edmar Arruda.

O autor da idéia é o economista Gustavo Ioschpe, especializado em economia da educação. Ele aposta que dar publicidade à situação das escolas estimulará o maior engajamento de famílias, alunos, professores e de toda a comunidade para melhorar a qualidade do ensino. Seja pressionando por avanços, nas unidades onde o IDEB é baixo, seja dando o devido reconhecimento público às melhores escolas.

Sobre o IDEB:

O Ministério da Educação criou o IDEB em 2007 para medir a cada dois anos a qualidade das escolas da rede de ensino. As notas apresentadas numa escala de zero a dez avaliam fluxo e aprendizagem. Os indicadores de fluxo consistem na promoção, repetência e evasão dos alunos e a aprendizagem é computada através das pontuações em exames padronizados obtidas por estudantes ao final de determinada etapa do sistema de ensino. O próximo IDEB vai avaliar as escolas neste ano e deve ser conhecido em 2012.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS