quinta, 28 de março de 2024
Geral
29/08/2011 | 09:36

Durante o IIº CONCCAP, ministro de portos anuncia investimentos para Itajaí

 

O ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Leônidas Cristino, visitou nesta sexta-feira o cais do Porto de Itajaí e as obras de recuperação e reforço do molhe norte, executadas com recursos do Governo Federal. Cristino disse que os recursos para as obras de reforço e realinhamento dos berços três e quatro, no Porto Público, e modernização da retroárea, estão assegurados na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), de cerca de R$ 140 milhões. Também garantiu que os serviços de dragagem que estão sendo executados nos canais interno e externo do Complexo Portuário do Itajaí estão dentro do cronograma estipulado pela SEP. O prazo para a conclusão da dragagem é novembro de 2011.

         Ainda em Itajaí, o ministro participou de almoço com os representantes dos Conselhos de Autoridade Portuária de todos os portos brasileiros, além de executivos de importantes entidades relacionadas à atividade portuária, realizado durante o IIº Congresso Nacional de Conselheiros de CAPS – CONCCAP. O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, no auditório do Curso de Direito no Campus I da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

         O evento reuniu aproximadamente 170 presidentes e representantes dos Conselhos de Autoridade Portuária (CAP’s) e discutiu temas de grande importância para a realidade portuária brasileira. Entre os assuntos em pauta, o destaque para o primeiro dia foi para “a independência dos Conselhos de Autoridade Portuária, suas competências e seus relacionamentos com as administrações dos portos e órgãos intervenientes”.

No segundo dia de Congresso os temas apresentados foram a “atuação e responsabilidade dos conselheiros” e “o CAP e seu relacionamento com a gestão de mão de obra”, discutidos em dois painéis. Já o painel de encerramento abordou o tema “modernização da gestão e administração portuária”.

            O presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Itajaí, Anselmo José de Souza, destacou que o CONCCAP é uma importante ferramenta para fomentar o debate de forma aberta e democrática de assuntos comuns a grande maioria dos portos brasileiros e destacou a importante participação do ministro de Portos no evento.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS