quinta, 28 de março de 2024
Geral
29/08/2011 | 09:36

Mais de 1000 pessoas assistiram ao espetáculo “Música e Dança”

 

A apresentação gratuita da Orquestra de Câmara de Blumenau foi aplaudida de pé e aplausos entusiasmados marcaram apresentação no dia 25, no Teatro Municipal de Itajaí

 

 

Muita diversidade e criatividade marcaram o espetáculo “Música e Dança” da Orquestra de Câmara de Blumenau, na última quinta-feira (25), no Teatro Municipal de Itajaí, quando foi assistido por mais de 400 pessoas. Músicas como “Tico Tico no Fubá” e “Carinhoso”, além de “Por Uma Cabeça”, belíssimo tango de Carlos Gardel, foram aplaudidas com entusiasmo do público, enquanto os dançarinos iluminavam o palco com seus passos precisos.

 

 

O espetáculo já foi visto por mais de mil pessoas, entre as plateias de Itajaí e Blumenau. Agora a turnê segue para Curitiba, dia 30, Maringá, dia 31, e Cascavel, dia 01 de setembro. A primeira edição do projeto, no ano passado, foi vista por mais de duas mil pessoas. Por isso, este ano o projeto foi reeditado, visto que a mistura entre os instrumentos clássicos e o movimento dos dançarinos no palco agradou ao público.

 

 

O projeto “Música e Dança” é uma realização do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Bradesco e Hering, com apoio da Viação Catarinense. Todos os espetáculos são gratuitos. Porém, é necessário retirar o convite na bilheteria do teatro.

 

 

Orquestra de Câmara de Blumenau

A Orquestra de Câmara de Blumenau foi fundada em 1981 e percorreu palcos nacionais e internacionais apoiada por diversas empresas, principalmente as do Vale do Itajaí. Fez aproximadamente 700 concertos no país e no exterior que simbolizam a garra de seus componentes, mantendo desta forma a tradição musical trazida pelos pioneiros ao Vale do Itajaí. Gravou 10 LPs e 6 Cds e tocou com solistas de fama nacional e internacional.

 

 

A OCBLU passou por uma grande transformação em 2001 e conta com novos componentes e diversos projetos para divulgar e consolidar a sua marca no cenário nacional. Desde 2001, quem está à frente da orquestra é o jovem maestro Daniel Bortholossi, de Curitiba. Bortholossi, em agosto de 2008, dirigiu como convidado a Varna Philharmonia Orkestr (Bulgária) durante um simpósio internacional dedicado ao compositor Johannes Brahms. Como maestro convidado tem realizado concertos com vários conjuntos sinfônicos brasileiros, além de orquestras na Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Rússia, república Tcheca e Romênia.

 

 

Daniel Bortholossi

Daniel Bortholossi se destaca como um dos mais promissores e atuantes regentes de sua geração. Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo, teve como principal professor o maestro Roberto Duarte. Também estudou com Jorma Panula, (Sibelius Academy), Rossen Milanov, (Philadelphia Orchestra) e Vassily Sinaisky, principal maestro convidado da (BBC Philharmonic).

 

 

Além de sua temporada de concertos atuais com a Orquestra de Câmara de Blumenau e Filarmônica SCAR, Bortholossi dirigiu a Ópera Contemporânea “Sarapalha”, para a Fundação Cultural de Curitiba e realizará, com a recém criada Orquestra “Curitiba Symphony”, uma série de gravações dedicada a compositores paranaenses.

 

 

Daniele Girardello

O diretor artístico, Daniele Girardello, natural da Itália, possui curso completo de Violino dentro do Conservatório “G. Frescobasldi” de Ferrara (Itália). Desenvolveu intensa atividade musical com diversas orquestras italianas, dentre elas a Orchestra Cittá di Ferrara, Orchestra Sinfônica di Sanremo e Orchestra Synfonica Haydn de Bolzano. Com a famosa Orchestra di Câmara di Venezia - “L’Offerta Musicale, realizou turnês e festivais internacionais por toda a Europa, e também em diversos países da Ásia, África e América. Em 2002, radicou-se no Brasil, tornando-se spalla da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul e também da Orquestra de Câmara de Blumenau, na qual também ocupa o cargo de diretor artístico. Além das atividades de concerto, é professor de violino na Sociedade de Cultura Artística (SCAR) em Jaraguá do Sul.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS