sábado, 20 de abril de 2024
Geral
25/08/2011 | 08:52

Artista plástico de Navegantes transforma entulhos em obras de arte

 

As fortes chuvas que caíram no Vale do Itajaí  trouxeram muitos entulhos para as praias de Navegantes. Galhos, troncos de árvores e restos de móveis desceram com o rio Itajaí-Açu até a orla marítima do município. O que para algumas pessoas é considerado lixo, para o artista plástico, Daniel Pickler, é fonte de inspiração. Provando que na natureza tudo se transforma, Pickler está dando um novo destino ao material recolhido nas praias da cidade. Os pedaços de madeiras aos poucos se transformam em esculturas de figuras variadas. 
 
"Quando as pessoas olham para esse tipo de material, a primeira coisa que vem a cabeça é que se trata de lixo, que é preciso jogar fora. Muitas pessoas vêm às coisas pelo lado negativo e não conseguem transformar esses entulhos em algo útil para elas mesmas e eu faço exatamento o contrário, tranformo em oportunidade tudo que vejo", conta o artista plástico. 
 
Segundo Pickler, quem faz as obras de arte é a natureza. "Quando vou à praia observo os galhos e os trancos de árvores. Cada peça já vem com uma forma definida, apenas dou o acabamento sem utilizar produtos químicos e o trabalho sai de forma natural", explica. 
 
O artista plástico garante que o material recolhido nas praias é melhor do que comprado nas lojas. "Encontro muita madeira de lei, produto de primeira qualidade, coisa que você não encontra no comércio. Muita coisa que é considerado lixo pode ser aproveitada.”, comenta Daniel.
 
Ele garante ainda que dos entulhos são criados quadros, estantes, figuras abstratas, móveis e decorações em geral. Quem tiver interesse em connhecer um pouco mais do trabalho do artista, pode fazer um visita no seu atelie de arte que fica localizado na Rua: Adelina Leal Nercíso, n 460 no Bairro Meia Praia ou manter contato pelo fone: 47 9124.1495. 
 
 Ecoponto
 
O artista plástico, Daniel Pikler e seu irmão, Nazareno Pickler Júnior, desenvolveram duas obras em entalhe de madeira para o Ecoponto municipal. Uma foi instalada no centro da cidade , no ínício do ano e outra no gravatá. A inauguração dos Ecopontos faz parte do calendário de eventos do aniversário de 49 anos do municípo. As peças foram solicitadas pela prefeitura e pela Portonave, que firmaram uma parceria para que os materiais recicláveis, usados no município,  passem a ter um lugar certo para a coleta e armazenagem. 
 
Nos Ecopontos podem ser depositados papéis, vidros, metais, plásticos, óleo de cozinha, pilhas e baterias. Assim que recolhidos, os materiais serão destinados à reciclagem. Daniel diz que está  orgulhoso em poder fazer parte desse projeto. "Estou feliz por ter sido escolhido para desenvolver o trabalho, pois além de expor minhas obras de forma permanente nesses locais, estou dando a minha contribuição no processo de conscientização da comunidade com a preservação do meio ambiente", comentou. 
 
O artista já representou Navegantes em eventos fora do Estado e por muito tempo repassou seus conhecimentos para as crianças e adolescentes menos favorecidos do município. "Penso que a arte, assim como o esporte têm um papel fundamental na formação de um cidadão do bem. Com o meu trabalho e com o meu conhecimento procuro  contribuir e fazer com que nossas crianças ocupem seu tempo ficando longe das drogas e das coisas negativas" finaliza. 
 
Saiba mais sobre o Artista
 
Daniel Pickler tem 33 anos de idade, nasceu em Blumenau, mas se diz navegantino de coração. Foi cabo do Exército Brasileiro e quando estava  prestes a ser promovido a sargento,  trocou o 23º Batalhão de Infantaria  de Blumenau para dedicar-se as artes plásticas. 
 
Desenhista nas horas vagas, Pickler vive hoje das pinturas e esculturas que produz. O Artista desenvolve também trabalhos alternativos com sucatas de ferro, pintura personalizada com aerógrafo, entalhe em madeira, produção e restauração de móveis e execução de carros alegóricos para o carnaval de Navegantes, onde mora desde 2001.
 
Suas obras possuem características próprias e por isso são muito bem valorizadas pelos apreciadores que chegam a pagar até R$ 3 mil em alguns trabalhos. A diversidade no uso dos materiais e as técnicas usadas pelo artista fazem com que ele seja destaque e exemplo no município, com obras espalhadas por todo o Brasil e até mesmo em outros países.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS