quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/08/2011 | 16:53

FGV volta a analisar a competitividade de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é considerado um dos 65 municípios indutores de turismo do Brasil, ou, tem capacidade de atrair turistas não apenas para o próprio destino, mas especialmente para toda a região. Mas para que a cidade possa melhorar os serviços turísticos ofertados e também o seu índice de competitividade nacional, anualmente a cidade recebe pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que realizam o levantamento em todos os setores que possam influenciar o desenvolvimento, voltado à sustentabilidade local.                                                                                   

E para reavaliar a situação do município, de 22 a 26 de agosto Balneário Camboriú recepciona a pesquisadora Débora Tamy Barreto Carvalho, que veio do Rio de Janeiro exclusivamente para conversar com entidades de classe, secretarias municipais, autarquias, órgãos que representam setores como a Polícia Civil, Militar, Celesc, Sebrae e ainda com o prefeito Edson Renato Dias - Piriquito, entre outros, para saber em quais setores a cidade apresentou as melhorias esperadas.

"Nós trabalhamos com o conceito de sustentabilidade, tanto para a comunidade, quanto para o turista. Cabe ao destino saber como aproveitar seu turismo para desenvolver e beneficiar sua comunidade", analisa a pesquisadora, que leva em consideração, na pesquisa, os acessos da cidade, a infraestrutura geral, a economia local, os aspectos sociais, ambientais, o comércio de produtos turísticos, o marketing e a promoção do destino, entre vários outros quesitos.

Segundo explica, esses aspectos são analisados e geram uma pontuação de zero a cem, finalizando anualmente no índice de competitividade do destino, e que acaba induzindo ao seu desenvolvimento turísitico. "O índice revela a capacidade da cidade de gerar negócios na área do turismo.

Melhor momento

O prefeito Edson Renato Dias - Piriquito, entrevistado nesta terça-feira (23), analisou que Balneário Camboriú está em seu "melhor momento". "Estamos com inúmeras melhorias já concluídas e em andamento, como as obras nas principais avenidas, o calçamento da Avenida Brasil, a construção de ciclovias na Avenida Atlântica, a ponte estaiada do Bairro da Barra, que está em fase de licitação e se tornará um símbolo para o turismo da cidade, a abertura do novo hospital em novembro, e vários outros benefícios que a cidade passará a ter nos próximos dias e meses.

Questionado sobre investimentos recebidos dos governos Estadual e Federal, o prefeito afirmou que o Estado, em administração passada, não apresentava facilidades para a vinda de recursos ao município, mas que, atualmente, essa realidade vem sendo transformada pela receptividade do novo governador Raimundo Colombo, e novo secretário de Turismo do estado, César Souza Júnior. "Quando tivermos o novo centro de eventos, haverá um desenvolvimento econômico grande na cidade, por conta do turismo de eventos durante o ano todo", analisou Piriquito.

O prefeito ainda lembra os projetos federais de maior representatividade do último ano, entre eles 12 milhões para a despoluição do Canal do Marambaia; 25 mihões em fundo perdido para o alargamento do Rio Peroba; 4 milhões para assentamentos precários também a fundo perdido; o programa Pró-emprego, que tem investimento de 780 mil, e várias outras propostas que tramitam junto ao Governo Federal, e que colocam Balneário Camboriú como um dos  municípios que mais recebe benefícios de Brasília, nos dias atuais.

Praia, cultura e eventos

Os três maiores motivadores turísticos da cidade, nos itens da pesquisa "atrativos naturais", "culturais" e "programados", na opinião do chefe do Executivo, são a Praia Central, a valorização das tradições culturais, como a manutenção das manifestações e espaços destinados à cultura, e no item programados, a realização de grandes eventos. Neste último, Piriquito destacou o Réveillon, o Brilhos de Natal, o Coelhinho na Praia, o Carnamboriú e o novo projeto BC Criança, como imprescindíveis para a o aumento da autoestima e alegria de viver de moradores e a atração de visitantes. Também valorizou a participação empresarial nas iniciativas municipais e que, através dela, será possível proporcionar eventos maiores e melhores, ano a ano. “Nosso Réveillon já é o segundo do Brasil, e queremos incrementá-lo sempre mais”, complementou.

Citou ainda o comércio em crescimento, a gastronômia capacitada pela área acadêmica, o investimento em segurança, principalmente com a criação da Guarda Municipal armada que em breve terá cem homens e mulheres nas ruas da cidade e que apresenta 26 viaturas municipais disponíveis. “Balneário Camboriú é uma cidade totalmente turística e queremos preparar todos os nossos prestadores de serviços para que saibam atender bem nossos moradores e turistas”, finaliza.

Até o final desta terça-feira, a pesquisadora da FGV já havia realizado entrevistas com 18 entidades, empresas ou representantes de órgãos ligados ao turismo. O trabalho continuará por mais três dias, alcançado a marca de 37 agendamentos, que estão sendo acompanhados pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS