quinta, 18 de abril de 2024
Geral
18/08/2011 | 17:36

II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha está na reta final

Último final de semana!! Aproveitem a programação!!!


Nesta sexta-feira, dia 19, às, 10h, no Teatro Municipal tem Mesa Redonda com os dez grupos participantes da Mostra Local.

O tema? "Teatro da Satisfação e da sobrevivência - Um panorama dos grupos de teatro itajaienses".

 
Mostra Local
Às 19h tem  três peças de teatro lambe-lambe, da Cia Andante. Os espetáculo são gratuitos e serão realizados no Hall do Teatro - Não precisa apresentar os ingressos.

Mostra Nacional:
Às 20h tem grupo do Rio Grande do Norte, com o espetáculo "A Mar Aberto". O elenco irá ministrar seu workshop no sábado (20), às 10h, no Teatro Municipal.


Para mais informações estou à disposição,


--
Fundação Cultural de Itajaí
Karoline Gonçalves
Assessora de Direção
47 9954-9566
47 3349-1214

 

Teatro lambe-lambe, homossexualidade e Mesa Redonda no II Festival de Teatro Toni Cunha
Nesta sexta-feira, dia 19, os grupos envolvidos na Mostra Local irão participar de uma Mesa Redonda, para discutir a produção teatral na cidade. O encontro será realizado às 10h, no Teatro Municipal de Itajaí. A participação é gratuita e toda a comunidade está convidada a participar.

Com o tema, Teatro da Satisfação e da sobrevivência - Um panorama dos grupos de teatro itajaienses, os artistas irão explanar e discutir o cenário teatral da cidade. “Serão discutidas algumas característica do movimento, como por exemplo, a união dos grupos. Os artistas sempre tiveram suas dificuldades, mas sempre juntos. No início, por meio de associações, atualmente filiados a Rede Itajaiense de Teatro”, aponta a atriz Sandra Knoll.

No debate estão previstas discussões sobre o fazer teatral itajaiense. Na oportunidade, cada grupo irá explicar seu modo de produção. Devem participar da Mesa Redonda os dez grupos participantes da Mostra Local e os dois críticos convidados para avaliarem os espetáculos do II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, Luciano Mazza e Humberto Giancristofaro.


Tenda “Espia só!” apresenta teatro lambe-lambe - Mostra Local
E à noite a programação de espetáculos continua. A Cia. Andante mostra ao público, teatro em miniatura. A intervenção teatral está marcada para às 19h, com entrada gratuita.

 

A tenda Espia só! – que será montada no hall do Municipal – apresentará três peças simultâneas de três minutos de duração nas caixas de lambe-lambe, onde apenas um espectador por vez assiste a apresentação.

A intervenção
Espia Só! É uma intervenção de teatro lambe-lambe, constituída de dois ambientes teatrais: uma tenda e três caixas, montadas por um grupo de ciganos, que abordam as pessoas para mostrar seus “mistérios” (os espetáculos). 

As peças são: Baldio - que conta a saga de dois homens numa noite escura e sombria. Uma história de quem não sabe o que fazer, mas mesmo assim o faz; A Iluminação - uma história zen sobre um discípulo relaxado e um mestre surpreso, e Maria do Cais - mulher poesia, mulher do porto. Cais dos amantes, dos perdidos. Os roteiros são de autoria da Cia. Andante e a direção das cenas é de Marcelo F. de Souza. 

 

Linguagem
Oteatro lambe-lambe é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração (01 a 04 min) através da manipulação de formas animadas em miniatura .

Ficha Técnica:
Dramaturgia e roteiro:
Cia Andante
Direção geral: Jô Fornari
Direção de cena: Marcelo F. de Souza
Manipuladores: Jô Fornari, Sandra Knoll e Laércio Amaral
Cenário: Roberto Gorgati
Figurinos: Daniel Olivetto
Trilha sonora: Fernando Knoll e Fabio Kabelo
Canção “Cais do corpo”:Paulo Freire
Orientador de pesquisa da cultura cigana: Lourival Andrade Junior
Duração: apresentações de 4m simultâneas durante 2h
Classificação etária: “Baldio” – 16 anos, “A Iluminação” – Livree “Maria do Cais” – 16 anos

 

Espetáculo nacional aborda homossexualidade
Às 20h,
é a vez do Rio Grande do Norte se apresentar no II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha. O grupo Coletivo Artístico Atores à Deriva irá apresentar o espetáculo “A Mar Aberto”.

O espetáculo
Dirigida por Henrique Fontes, a peça conta a história do pescador José Hermílio, que em mais um dia de pescaria se vê surpreendido por um desejo inesperado. Ele acredita que o demônio usa de artimanhas para despertar nele o desejo pelo sobrinho de Rita, Júlio de Joana.

O jovem, que aos 19 anos abandonou a faculdade para ser pescador, aparece para o capitão como “a maldade vestida de amor”. O dia dessa primeira pescaria de Júlio e de luta contra o desejo caracterizam o conflito central dessa história. A peça coloca o homem diante do seu desejo. Uma força violenta, primitiva e inevitável que questiona valores sociais e religiosos.

A dramaturgia original teve como inspiração "Grande Sertão: Veredas", obra de João Guimarães Rosa que fala de, entre outras coisas, do desejo de um jagunço por outro recém chegado ao bando.

Workshop
O elenco do "A Mar Aberto" fará seu workshop, às 10h, no sábado (20), no Teatro Municipal. A entrada é gratuita.
 

Ficha Técnica:
Dramaturgia:Henrique Fontes
Direção:Henrique Fontes
Elenco:Alex Cordeiro, Bruno Coringa, Doc Câmara, João Victor Miranda e Paulo Lima
Iluminação:Daniel Rocha
Operação de luz:Daniel Rocha
Cenário:Thiago Vieira
Direção musical:Danúbio Gomes
Trilha original: Coletivo Atores à Deriva
Duração:45m
Classificação etária:16 anos

 

Ingressos para o Festival
Os ingressos para os espetáculos estão sendo vendidos à R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes e idosos), na bilheteria do Teatro (Rua Gregório Chaves, nº 110, Bairro Fazenda), das 13h às 19h.

A programação segue até o dia 21 de agosto. Cobertura do evento, programação, currículo dos críticos, curadores, ficha técnica e outras informações pertinentes ao II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, podem ser conferidas no blog: festivaltonicunha.blogspot.com.
 

Mais informações:
Diretora do Teatro Municipal de Itajaí
Denise da Luz - (47) 9174-9675 ou (47) 3349-6447


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS