sábado, 20 de abril de 2024
Geral
14/07/2011 | 08:49

Somevesc: 50 anos de luta por SC

No início da década de 1960, dezessete pioneiros da área veterinária de Santa Catarina vislumbraram um futuro de grandes realizações e conquistas para a categoria dos médicos veterinários e fundaram, no dia 14 de julho de 1961, a Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc).

 

Nesses 50 anos, a entidade carrega, como bandeira, a manutenção do atual status sanitário, conquistado com o trabalho de gerações de profissionais. Trabalho, este, que permite a Santa Catarina ampliar o mercado internacional para o agronegócio do Estado, gerando emprego, renda e, muito importante, fixando o produtor rural ao campo.

 

Outra conquista pela qual a categoria zela sempre é a saúde pública, por meio da segurança alimentar. Pois, se os alimentos exportados passam por exigentes controles de qualidade, o mesmo deve ocorrer quanto aos alimentos consumidos no mercado interno. Na mesa de cada um dos catarinenses.

 

Como missão para nossos próximos 50 anos, buscamos aprimorar, ainda mais, o serviço de Defesa Sanitária Animal e os serviços de Inspeção Sanitária, nos diferentes níveis em que ele ocorre: Município, Estado e Federação.

 

Além disso, com um contingente de 3,5 mil médicos veterinários em Santa Catarina, a categoria é um patrimônio vivo, que desempenha papel fundamental na saúde pública, prevenindo e combatendo zoonoses, além de outras doenças que possam afetar a população. Destacamos isso sem, no entanto, deixar de valorizar outras áreas como ensino, produção e saúde animal entre outras atividades desempenhadas pela categoria com a mesma importância.

 

Por fim, embora esteja completando 50 anos, meio século, a Somevesc é uma entidade jovem e aberta a receber a participação das novas gerações de médicos veterinários para o fortalecimento e debate sobre a área.

 

Com isso, lembrar a data em que completamos nosso 50º aniversário não é só uma forma de reverenciar um dia tão especial. É também um jeito de mostrar o quanto a categoria é importante para Santa Catarina.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS