sexta, 29 de março de 2024
Política
01/07/2011 | 09:50

Pissetti quer padronizar atendimento na saúde de Itajaí

Criação de cartão de saúde aliada à medicina preventiva seria o choque de gestão almejado pelo parlamentar

Tramita na Câmara de Vereadores o anteprojeto que pede a instituição do Prontuário Eletrônico Municipal de Itajaí, o Pemi. Autor da proposta, o presidente da Casa, Luiz Carlos Pissetti (DEM), sugere o desenvolvimento de um cartão magnético que identifique o histórico de patologias de cada cidadão atendido pela Rede Pública de Saúde na cidade. O documento está sob os cuidados da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

 

O cartão armazenaria dados sobre consultas e exames realizados anteriormente, os remédios receitados, as doenças crônicas do paciente e os tratamentos em curso. “Imagine só você chegar ao seu médico e ele já saber quais doenças você já teve, quais exames fez e quais remédios tomou, isso, além de dar agilidade, ainda desafogaria uma demanda desnecessária”, explicou o democrata. Ainda segundo o vereador, os gastos com a realização de exames supérfluos “só beneficiam aos donos de laboratório”.

 

De acordo com Pissetti a ideia revoluciona tudo o que é praticado da mesma forma há anos pelo Poder Público. “Nós temos que mudar completamente o que está sendo desenvolvido na saúde, estamos tratando o nosso cidadão como se fazia há 50 anos (...) é preciso promover um choque de gestão, agir com foco na prevenção e despolitizar a saúde”, disse.

 

A proposição assegura o sigilo de informações à pessoa, por meio de senha e acompanhamento via internet, cabendo apenas ao médico a atualização do prontuário através de assinatura eletrônica. No Brasil, o Estado de Minas Gerais e a cidade de Curitiba (PR), já proporcionam esse tipo de atendimento ao cidadão.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS