sexta, 29 de março de 2024
Geral
28/06/2011 | 08:28

Deputado Morastoni ressalta importância do Hospital Marieta para a região

O Deputado Volnei Morastoni (PT), Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativo, liderou, hoje (27), a reunião e visita técnica no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, com as presenças do Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, do Deputado Estadual, Luiz Eduardo Cherem, do Secretário de Desenvolvimento Regional (SDR), Fabrício Oliveira, da Diretora Geral do Hospital, Irmã Sandra Pedrinha Zanotto, do Vereador de Itajaí, Níkolas Reis (PT), do representante do Colegiado de Secretários da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Juliano de Maria, além de autoridades dos municípios da região e gestores do Hospital.

Entre as maiores dificuldades apresentadas pelos gestores do Hospital Marieta estão o excesso de atendimento de cirurgias, internações clínicas, obstetrícia e neopatologia. Neste primeiro semestre de ano já somam 1456 atendimentos ao mês, sendo que, destes, 472 mês excedem o previsto no SUS. O Deputado Volnei explica que o número de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) é proporcional ao número de habitantes do município conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O problema para o Hospital Marieta é que ele não atende somente ao município de Itajaí, mas a toda região.

A falta de leitos é outro agravante. A Irmã Sandra comentou que muitos pacientes que entram pelo pronto-socorro ficam em macas nos corredores a espera de um leito. Outro alerta é que muitos pacientes aguardam atendimento nos corredores em macas do Bombeiro, SMU e SMS. O hospital não tem alternativa, o Conceito Vaga Zero, criado por meio de uma portaria do Ministério da Saúde, em 2002, garante o direito à vaga hospitalar. As dificuldades se estendem também às gestantes que ficam em macas nos corredores do Centro Obstétrico por falta de leitos.

Os problemas são inúmeros. Falta de estrutura física, técnica e de equipamentos. Carências de leitos. Excesso de demanda de pacientes encaminhados pelos municípios da Amfri.

O Deputado Volnei falou do trabalho baseado na cooperação que a Comissão de Saúde da Alesc vem realizando, no sentido de unir forças para diagnosticar problemas e propor soluções. Para Volnei, as dificuldades apresentadas pela gestão do Hospital são um retrato da realidade. “Vamos ter que agir em outras frentes. Não podemos ficar centrados só na doença”, comenta. Morastoni falou também da importância de intensificar programas como a Estratégia da Saúde da Família e que, por meio desta ação, as demandas de pacientes para o Hospital poderiam ser minimizadas. “Não podemos discutir os problemas do Hospital Marieta fora das responsabilidades dos municípios. Da mesma forma que é preciso também discutir a vocação dos pequenos hospitais dos municípios da região”, comentou.

Outro assunto levantado foi a necessidade de abrir o hospital Ruth Cardoso que, segundo do Deputado Luiz Eduardo Cherem, está pronto há dois anos, além que aumentar o atendimento no Hospital Santa Inês, ambos de Balneário Camboriú, e que poderiam minimizar o excesso de demanda do Hospital Marieta. 

O Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, comentou que o Estado está passando por um momento crítico na Saúde. Dalmo disse que é preciso viabilizar um aporte extraordinário de recursos para suprir as demandas do Hospital. A posição do Secretário é que o Estado deve investir nos grandes hospitais. Quanto aos pequenos hospitais, Dalmo concorda também com o posicionamento do Deputado, de que é preciso vocaciona-los e capacita-los para a atenção básica.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS