quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/06/2011 | 15:46

Lançado PMI do Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí

A Autoridade Portuária de Itajaí lançou na sexta-feira, 24, a primeira etapa do processo de arrendamento do Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí, denominada Plano de Manifestação de Interesse (PMI). O edital, publicado na sexta-feira, dá o prazo de 30 dias para que as empresas interessadas na concessão da marina projetada para o Saco da Fazenda, manifestem interesse no empreendimento.

 

“O edital para o PMI possibilita o recebimento e análise de propostas de modelagens de contratação, justificadas por estudos de Viabilidade Técnica e Econômica e embasamento jurídico, a serem desenvolvidos pela iniciativa privada e eventualmente utilizados pelo Porto de Itajaí para fundamentar processo construção e exploração de marina no Saco da Fazenda, na área do Porto Organizado de Itajaí”, explica o superintendente interino do Porto de Itajaí, Alexandre Antonio dos Santos.

 

O prefeito Jandir Bellini diz que a construção de uma marina em Itajaí é um antigo anseio da comunidade que começou a ganhar corpo o ano passado, quando surgiram as primeiras discussões acerca da obra. “O que estamos fazendo agora é criando condições para que a marina seja construída”, acrescenta Bellini. O projeto também vem ganhando amplo apoio da sociedade organizada. Representantes de diversos segmentos empresariais apóiam o empreendimento, bem como a comunidade em geral.

 

Pesquisa realizada em universo de 104 itajaienses, abrangendo comerciantes, pescadores artesanais, usuários náuticos e representantes de organizações governamentais e não-governamentais, apurou que 90% dos entrevistados vê na implantação do Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí uma importante ferramenta para o desenvolvimento do turismo na cidade. Do universo pesquisado, 21,6% acham que o projeto deve ser relacionado a preservação ambiental, 19,2% defendem a implantação de infraestrutura turística e 16,8% são a favor da implantação de infraestrutura náutica.

 

Bellini destaca ainda que o projeto da marina está relacionado também a projetos de preservação do Saco da Fazenda. “Jamais lançaríamos um projeto para degradar o meio ambiente e sim com amplo foco na preservação ambiental”, enfatiza.

 

Presente no lançamento do edital, o velejador Torben Grael destacou a importância da construção de uma marina para o desenvolvimento turístico de Itajaí. “A construção desse complexo náutico, atrelado ao potencial que o município tem no segmento da indústria da construção naval, gera boas expectativas para o setor”, acrescenta Grael, que desde 1978, quando foi campeão mundial júnior de Snipe, até 2009, quando foi eleito o ISAF Rolex Sailor (o melhor velejador do ano da Federação Internacional de Vela), incorpora em sua biografia alguns dos maiores títulos que um esportista náutico pode almejar.

 

O fato de Itajaí sediar no ano que vem a única parada da Volvo Ocean Race, a maior regata do planeta, na América do Sul também aumenta a vocação do município para a atividade.

 

O empreendimento- As obras projetadas para o Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí contemplam estacionamentos, heliponto, espaço comercial e de conveniências, piscina, guindastes e equipamentos para carga e descarga, pátio de manobras, hangar com 117 vagas secas, 689 vagas molhadas, atracadouros, fingers, prédio administrativo e playground.

 

O projeto prevê o aproveitamento do Saco da Fazenda – compreendendo um espelho d’água de 565,51 mil metros quadrados – e uma área emersa em seu entorno com 41,7 mil metros quadrados. Deste total, 22,5 mil metros quadrados serão ocupados por uma área anexa a área do Centreventos Itajaí.

 

O projeto do Complexo Ambiental do Saco da Fazenda prevê investimentos em torno de R$ 50 milhões, por parte do arrendatário, em obras de infraestrutura e equipamentos. O período de concessão é de 25 anos, renovável por igual período.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS