quinta, 28 de março de 2024
Política
13/06/2011 | 11:10

Deputado Volnei Morastoni comanda Audiência Pública de Saúde na microrregião de Itajaí

O Deputado Volnei Morastoni (PT) liderou a Audiência Pública, que acorreu neste sexta-feira (10), em Itajaí, com os temas “Atenção Básica em Saúde, Estratégia de Saúde da Família, UPAs Média e Alta Complexidade e Hospitais na Região da Amfri”. O encontro contou com a participação de autoridades, gestores de saúde e representantes da sociedade civil. Morastoni enfatizou que “o melhor tratamento depende do melhor diagnóstico”, referindo-se à importância deste primeiro ciclo de audiências para construir um diagnóstico preciso da realidade da Saúde no Estado.

A necessidade de reajustar a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer a Atenção Básica foram pontos importantes na audiência. Outros problemas levantados foram relativos a falta de autonomia na gestão, falha de gerenciamento, carência de funcionários e de valorização dos servidores.

Segundo Volnei Morastoni, um pré diagnóstico foi realizado pela equipe do seu gabinete, para mapear a realidade dos hospitais e da situação nas redes municipais de saúde, dos municípios da região da Amfri. Esse pré diagnóstico será integrado às informações decorrentes da audiência pública, que serão sistematizados em um relatório a ser enviado à Secretaria de Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde. “A intenção é levantar soluções que colaborem para sanar o quadro da Saúde e fortalecer o SUS”, comentou.

O Secretário de Saúde de Bombinhas, Celso Luiz Dellagiustina, enfatizou que o SUS é tripartite, ou seja, um sistema de Saúde financiado com recursos próprios da União, Estados e municípios, além de outras fontes suplementares de financiamento. Para Celso, “os municípios precisam do aporte tecnológico e financeiro do Estado e da União”. O Secretário entende que com uma Atenção Básica resolutiva, “teremos menos problemas na frente”. Isso implica que a capacidade resolutiva dos níveis de Atenção Básica estará diretamente relacionada com a eficiência das tecnologias e com profissionais que são os principais agentes dessas ações.   

A diretora do Hospital Marieta Konder Bornhausen, Irmã Sandra Pedrinha Zanotto, apresenta problemas que são acarretados pela deficiência na Atenção Básica em Saúde, o que provoca demanda superior ao que o hospital pode atender, principalmente no pronto-socorro. A Irmã ainda comentou o investimento feito pela prefeitura na época em que Volnei Morastoni foi Prefeito de Itajaí, quando o município repassou ao Marieta recursos para manutenção de um pronto-socorro com cinco especialidades. O Deputado reforçou a fala da diretora do hospital ao lembrá-la que, também, participou em março deste ano de uma comitiva, integrando o Deputado Luiz Eduardo Cherem e representantes do Hospital Marieta e do Hospital Pequeno Anjo, que apresentou ao Secretário de Estado da Saúde do Governo do Estado, Dalmo Oliveira, a situação dos hospitais e a necessidade de ampliar os repasses pelo Estado.  

Outra participação importante foi a do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí (CDL), José Dada, que alertou para o problema das drogas na cidade. Segundo José, o usuário de drogas tem que ser considerado um problema de saúde pública. “Temos que salvar essa camada da população que está vitimando nossa sociedade”, completou.

O representante da OAB de Balneário Camboriú, Anderson Beluzzo, mostrou outro diagnóstico, de que 85% dos presos são decorrentes de toxicômanos e alcoolismo. Para o advogado, não há estratégia para tratar esse problema. “Eu gostaria que fosse incluído no relatório um capítulo sobre este tema”, acentuou Anderson. Esse é um caráter importante das audiências, o de dar voz aos participantes e, ao levantar temas relevantes, integra-os ao documento que será entregue aos governos do Estado e Federal.

O Vereador de Itajaí, Níkolas Reis, destacou a importância do trabalho realizado pela Comissão de Saúde da Alesc e à dedicação de Volnei Morastoni à Saúde. Para Níkolas, quando Volnei Morastoni foi Prefeito de Itajaí várias ações foram desenvolvidas para promoção da Saúde, como o Itajaí Ativo. Nesse sentido, o Deputado reforçou que o pilar da prevenção e promoção da saúde nunca pode ser esquecido.

O Deputado Sargento Amauri Soares (PDT) elogiou a atuação de Morastoni, que tem imprimido um ritmo de trabalho acelerado. Para Soares, a Comissão de Saúde “é a que mais trabalha”. A partir desse grande diagnóstico sendo feito em todas as regiões, Soares acredita que “vamos ter uma Saúde nova no nosso Estado”.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS