quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/06/2011 | 15:22

Famai apresenta projeto para transformar gás carbônico do aterro sanitário em Biogás

Itajaí pode ser a primeira cidade do estado a transformar o gás carbônico produzido no aterro sanitário em biogás. O projeto “Canhanduba e os Créditos de Carbono” será apresentado pela Famai no próximo mês, dia 12 de julho, no Auditório da Prefeitura. No encontro será explicado o que é o Crédito de Carbono, os possíveis sistemas de aproveitamento do Biogás (que provém da decomposição da matéria orgânica, sendo esses gases causadores do efeito estufa) de acordo com a capacidade do nosso município. Serão decididos no dia os responsáveis pelas etapas e os investimentos do desenvolvimento do projeto.

 

A decomposição da matéria orgânica promove a liberação do biogás, cujos principais constituintes são o gás carbônico e o metano, que corresponde a cerca de 50% e é um gás de efeito estufa, cuja emissão favorece o aquecimento global. Além disso, gera odores desagradáveis e oferece riscos de explosão. Os aterros sanitários são considerados atualmente uma das alternativas mais interessantes para geração do biogás.

 

Além da oportunidade de reduzir os danos ambientais é possível utilizar o biogás como combustível, gerando energia elétrica e até mesmo iluminação a gás e utilizando para negociação no mercado do carbono. Portanto, neste estudo é avaliado o potencial de geração de biogás do Aterro Sanitário de Canhanduba na cidade de Itajaí.

 

Participarão do evento representantes da Prefeitura de Itajaí e da Câmara de Vereadores, Engepasa Ambiental, professores do curso de Engenharia Ambiental da Univali, Petrobrás e Banco Bradesco.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS