sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/05/2011 | 11:06

O prêmio do bem

 

A Univali, um ano mais, será um dos destaques do Prêmio Empresário do Ano, outorgado pela Associação Empresarial de Itajaí. Desta vez, o reconhecimento será na categoria Responsabilidade Social. É uma distinção que acolhemos com alegria e consciência de sua importância e significado. Embora saibamos a extensão e a diversidade de nossa ação social, a exaltação pública desse trabalho nos coloca o desafio de manter essa condição de instituição aberta à sociedade e sensível às suas demandas, principalmente as relacionadas ao melhoramento da condição humana.

 

O espectro de manifestação de sua responsabilidade social é amplo. No ensino, ela pode ser aferida pela oferta de vagas a bolsistas de diferentes programas de subsídios. Só neste semestre, os alunos do ProUni, que dispõem de bolsas integrais, já somam quase 1.700. As do FUNDOSOCIAL, também inteiramente gratuitas, chegam a 745. Além disso, centenas de outros alunos contam com recursos provenientes de bolsas do Artigo 170, Bolsa Empresa, Bolsa da Lei Orgânica do Município, Bolsa Atleta, entre outras. Ampliar a oferta de vagas na educação superior tem sido uma preocupação norteadora para a Universidade. Por isso, a Univali foi uma das primeiras do Estado a aderir a esses programas de subsídios, consciente de quanto isso beneficiaria Itajaí e as demais comunidades de sua área de abrangência.

 

É um trabalho que temos feito com todo o rigor necessário, utilizando o critério socioeconômico tão-somente, seja porque é um compromisso ético natural, seja porque a própria credibilidade da Universidade e a manutenção desses programas dependem da lisura do processo de seleção.

 

A responsabilidade social da Univali transcende a esfera do ensino. Na pesquisa, ela fica evidenciada nas linhas de investigação, que levam em consideração as demandas sociais e a necessidade de produzir conhecimento capaz de melhorar realidades. Mas é a extensão que mostra a grandeza da mão transformadora da Universidade. O hospital universitário, com atendimento predominante pelo SUS, as clínicas de saúde, os vários projetos de extensão, o sistema de emissoras de rádio e TV educativas e o museu oceanográfico são alguns dos exemplos mais concretos e retumbantes da presença da Univali na vida das pessoas que estão do lado de fora de seus muros.

 

O Prêmio da Associação Empresarial de Itajaí surge coincidentemente com outra expressiva prova da qualidade e do compromisso social da Univali. Entre mais de 80 instituições inscritas, a Universidade foi uma das quatro selecionadas para o desenvolvimento da operação piloto do Projeto Rondon, um conjunto de ações de saúde e educação com populações ribeirinhas ao longo da Calha do Rio Paraguai, em Corumbá/MS sob a coordenação do Ministério da Defesa. É uma iniciativa que não só visa a oferecer soluções para a emancipação de comunidades carentes, mas também estimula o senso de responsabilidade social entre estudantes universitários, voluntários do Projeto. É mais um exemplo da marcante diferença que pode fazer uma universidade dotada de uma natureza comunitária, que nasceu imbuída da missão de se fazer ponte para um futuro melhor, que distribua entre todos, democrática e generosamente, os avanços da ciência e a prosperidade do mundo.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS