sábado, 20 de abril de 2024
Geral
04/05/2011 | 17:03

Maré alta no litoral catarinense deve permanecer até o final de semana

Nesta terça-feira (03) Itajaí e outras cidades do litoral de Santa Catarina tiveram ruas próximas da beira do mar inundadas pelas águas devido a elevação do nível do mar. O motivo foi a maré astronômica, atração gravitacional da terra tanto com o sol quanto com a lua.



A Defesa Civil de Itajaí informa que a maré alta astronômica vai permanecer até o fim de semana normalmente perto das 4h da madrugada e 16h. Em Itajaí podem ocorrer alagamentos novamente na região central da cidade (Rua Prefeito Paulo Bauer, Av. Ministro Victor Konder) e nas áreas ribeirinhas do Imaruí.



Saiba mais sobre a Maré Astronômica:

De acordo com a marinha do Brasil a maré astronômica é muito mais influenciada pela lua do que pelo sol pelo fato da lua estar bem mais próxima da terra. Além disso, a influência da lua é maior quando essa passa por "cima e por baixo" de nós, ou seja, pelo meridiano. Essa condição traz uma regularidade para a maré alta que é o meio-dia lunar que é de aproximadamente 12h25min, ou seja, a cada 12h mais ou menos a maré sobe. A maior ou menor influência da lua depende do quanto ela passa próximo da terra.

Além disso tudo, as fases da lua também interferem na maré astronômica. Quando temos lua cheia ou nova, a lua está alinhada com o sol e a ação gravitacional dos dois se somam e a maré é mais alta. Quando temos a lua crescente ou minguante, a maré é menor porque o sistema terra-sol, terra-lua estão com um ângulo reto diminuindo a sua influência no mar.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS