sábado, 20 de abril de 2024
Geral
18/04/2011 | 16:36

25ª Marejada é divulgada em evento folclórico em Santos

Cidade co-irmã de Santos. É assim que Itajaí foi definida no 1º Festival de Folclore Centenário, evento em comemoração aos 100 anos do Clube de Regatas Vasco da Gama, que aconteceu no último sábado (16), em Santos (SP), e contou com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Turismo, ilustre convidada da noite. Durante a festa, a equipe da Setur fez ação de divulgação da 25ª Marejada, com distribuição de material informativo da Festa e brindes. Estiveram presentes a realeza e a família Marejada. O intuito foi divulgar o potencial turístico da cidade e atrair novos visitantes.

 

A ida da equipe da Secretaria de Turismo itajaiense ao evento foi a convite do Grupo Folclórico Vasco da Gama, que se apresentou pela primeira vez na Marejada na edição de 2010 e foi o responsável pela celebração no litoral paulista. Também estiveram presentes os Grupos Folclóricos Portuguesa e Casa de Brunhosinha, além do Rancho Folclórico Português de Campinas e o São Miguel Paulista, todos do Estado de São Paulo.

 

O presidente do Grupo Folclórico Vasco da Gama e anfitrião da festa, Paulo Sérgio Araújo Costa, afirmou que a parceria com a Marejada é muito importante para o grupo, que já fechou oito apresentações para a edição deste ano, trará novo repertório e até uma surpresa para a Festa. “Quem não gostaria de participar da Marejada? É uma grande honra para nós, que batalhamos muito para estarmos na maior festa portuguesa do Brasil. É um presente estar entre os grupos que se apresentam na Marejada”.

 

Homenagens

 

Após a apresentação dos grupos folclóricos e o jantar, a equipe da Setur foi homenageada e recebeu um troféu dos 100 anos do Clube de Regatas Vasco da Gama.

 

O chefe do Departamento de Políticas e Produtos de Turismo, Marco Antônio Francisco, que na ocasião representou a secretária de turismo de Santos, Wânia Seixas, disse que a proximidade entre as cidades de Santos e Itajaí é muito grande, já que ambas possuem a predominância da cultura portuguesa e prezam pela manutenção da mesma. “Precisamos fortalecer estas raízes e Itajaí desempenha este papel com o grande evento que é a Marejada. A cultura, a simpatia do povo itajaiense faz com que nos tornemos cidades próximas. Nós da Prefeitura de Santos entendemos isso e apoiamos eventos desta magnitude, que mostra as tradições portuguesas e divulga grupos folclóricos da nossa cidade, em âmbito nacional”.

 

Para este ano, Marco afirma que há o intuito de trazer uma equipe de Santos para a 25ª Marejada e divulgar a cidade no evento, através de um estande próprio. “Definiremos a estratégia, mas já adiantamos que nosso interesse é muito grande”.

 

Mais divulgação

 

Antes do evento da noite de sábado, a equipe do Turismo participou de outras ações de divulgação da 25ª Marejada. Durante a manhã, houve ação no centro histórico da cidade e visitação de 40 pontos turísticos santistas. Ao meio-dia, aconteceu a gravação do programa de TV “Lusitando”, da cantora de fado Célia Pedro e do músico e apresentador Cristiano Mendonça, no restaurante português Quinta da XV, do Chef Paiva. O grupo folclórico Filhos da Tradição se apresentou durante a gravação.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS