sexta, 19 de abril de 2024
11/04/2011 | 08:50

Ações de saúde marcam Dia Internacional da Pessoa com Doença de Parkinson

Hoje, dia 11 de abril, será lembrado em todo o mundo por eventos e atividades alertando para a necessidade de maior assistência, desenvolvimento de estudos e pesquisas para ampliação das informações às pessoas com Parkinson, seus familiares e a comunidade em geral.

 

A Secretaria de Saúde já iniciou a distribuição de cartazes temáticos em todas as unidades de saúde e grupos de convivência do idoso do município. O objetivo é chamar a atenção da população para o diagnóstico precoce e incentivar os portadores a não desistir das atividades do dia-a-dia, só por causa da doença.

 

"É muito importante alertar a população para a importância deste diagnóstico precoce, apresentação de sintomas e tratamento da Doença de Parkinson”, alerta a Secretária Municipal de Saúde, Dalva Maria Rhenius. Além da distribuição de cartazes, ainda estão programadas orientações a população nas unidades de saúde.

 

Existem vários tratamentos sintomáticos efetivos para a Doença de Parkinson, mas o que se tem procurado realmente são maneiras de se preservar ao máximo os níveis de dopamina a fim de se controlar mais efetivamente a progressão dessa doença degenerativa. “As medicações utilizadas para o tratamento da Doença de Parkinson  são distribuídas gratuitamente na rede pública de saúde”, relata a Secretária.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1% da população com mais de 65 anos tem a Doença de Parkinson. São pelo menos quatro milhões de portadores no mundo e a estimativa é que esse número dobre até 2040, em decorrência do aumento da população idosa. A estimativa do Ministério da Saúde é que, no Brasil, pelo menos 200 mil pessoas são portadoras de Parkinson, doença degenerativa do sistema nervoso central com caráter crônico e progressivo.

 

A causa central é uma diminuição na produção de um neurotransmissor chamado de dopamina (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas). A dopamina está presente em vias nervosas que estão relacionadas aos movimentos, postura e ao tônus muscular. O motivo exato pelo qual essa diminuição ocorre ainda é objeto de estudos por parte da comunidade científica.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS