sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Anna Paula Cazatti
11/03/2011 | 11:33

Motoristas impacientes são responsáveis por infrações e acidentes no trânsito

Excesso de confiança, falta de paciência e o resultado são milhares de acidentes de trânsito. O que aconteceu em Porto Alegre no fim de fevereiro, onde um motorista atropelou de uma só vez 26 ciclistas, mostra que para uma grande tragédia acontecer basta perder por alguns segundos o controle emocional e fica evidente que nãoexiste entre os usuários do trânsito a noção de risco e de perigo.

 

As principais causas de mortes no trânsito segundo a Polícia Rodovi­ária Federal de Santa Catarina são ex­cesso de velocidade, ultrapassagens, em­briaguez e a falta de hábito de utilização do cinto de segurança. Além desses fatores motoristas no transito estão cada diamais impacientes.

 

De acordo com o diretor da Coordenadoria de Transito e Transporte de Itajaí (Codetran) José Alvercino Ferreira para fluir melhor é necessário que os motoristas tenham consciência do que fazem quando estão na direção. “Os motoristas saem de casa atrasados e querem chegar logo ao trabalho. Impossível um trânsito tranqüilo sem que aja educação e consciência”, lembra. A Codetran faz semanalmente visitas e campanhas educativas nas empresas, escolas e nas ruas para que o transito possa acontecer melhor.

 

Só em Itajaí 70 mil veículos estão cadastrados e a frota é maior, considerando os veículos das cidades vizinhas que circulam por Itajaí diariamente.

 

Durante o Carnaval

A Codetran informou que durante o Carnaval ocorreram 16 acidentes com vítimas, 36 acidentes sem vítimas, 50 colisões, dois choques e um capotamento, além de 26 apreensões de veículos, 180 multas e cinco pessoas foram encaminhadas até a delegacia depois de fazerem o teste do bafômetro. “Para a cidade de Itajaí esses números são altos. A fiscalização foi intensa porque acreditamos na prevenção e também não tivemos nenhuma morte”, afirma Ferreira.

 

Falta Paciência

 

 Patrick Vieira Martins

“Na minha opinião a negligência é o principal motivo dos acidentes no trânsito hoje. Dirijo em Itajaí e em São Paulo, o transito lá é muito mais caótico que aqui, porém os motoristas são mais acostumados com a correia. Ainda assim, Itajaí é bem mais tranqüilo”

 

 

Volnei Rodrigues

“Os idosos e as mulheres estão cada dia mais  impacientes no trânsito. Acho isso uma mudança grande. E  vejo pessoas xingando e gritando no trânsito. Em Itajaí e Balneário Camboriú que nessa época do ano estamos na temporada e a cidade tem mais carros circulando tudo fica mais intenso, inclusive os animos". 

 

Evandro Altamir da Silva

“Já sofri dois acidentes e sei que a falta de paciência prejudica e muito o trânsito. As pessoas brigam, correm, atravessam a faixa, não esperam. E aqui em Itajaí também precisa melhorar a sinalização, isso irá ajudar bastante”


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS