sexta, 19 de abril de 2024
Geral
22/02/2011 | 08:21

Itajaí registra o terceiro foco positivo do mosquito da dengue

Na manhã de ontem (21) foi  registrodo o terceiro foco positivo do mosquito da dengue em Itajaí. A identificação ocorreu durante as vistorias das armadilhas que acontecem diariamente. As larvas positivas do mosquito foram encontradas em uma das armadilhas instaladas em um posto de gasolina, localizado no bairro Cordeiros.

 

Nesta terça-feira (22), todos os imóveis localizados próximo a um raio de 300 metros da armadilha onde foi identificado o foco serão visitados e inspecionados. O procedimento consiste em visitar, orientar e eliminar de possíveis fontes que venham servir de criadouros para o mosquito transmissor da Dengue.

 

“Agimos rapidamente na eliminação dos focos para que o mosquito não crie domicilio em nossa cidade”, informa o Coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Lúcio Pereira Vieira. No mesmo período do ano passado foram encontrados 18 focos positivos para o mosquito da dengue.

 

Primeiro caso importado

 

Também nesta segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Controle da Dengue, teve a confirmação do primeiro caso importado de dengue deste ano. Trata-se de uma mulher, que viajou no mês de janeiro para a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, e retornou ao município com os sintomas da doença. A paciente ficou internada no Hospital Marieta, mas já recebeu alta e passa bem.

 

Prevenção

 

Com o slogan “Itajaí cidade segura, a dengue não se mistura”, criado por um aluno da Rede Municipal de Ensino através de um concurso, a Secretaria Municipal de Saúde pede o apoio da população para os cuidados gerais na prevenção à dengue. “Precisamos cada vez mais da população para manter a dengue longe de Itajaí, mantendo as medidas próprias de prevenção e verificando se os vizinhos tomam estes cuidados”, declara Lúcio que ainda afirma que esta parceria vem dando certo.

 

“Quando recebemos ligações de moradores preocupados com caixas d’água ou acúmulo de pneus em casas vizinhas vamos imediatamente ao local para verificar as condições e orientar o morador na eliminação destes possíveis criadouros do mosquito”, afirma.

 

Medidas simples que fazem a diferença:

 

Colocar areia nos pratinhos de plantas;

Manter as lixeiras tampadas;

Lavar a secar os potes de comida e água dos animais;

Manter ralos fechados;

Evitar o acúmulo de entulhos;

Manter as garrafas com o gargalo para baixo;

Tratar as piscinas com cloro e limpar uma vez por semana;

Retirar a água acumulada na laje;

Guardar pneus secos e em locais cobertos;

Manter as calhas desentupidas;

Manter tampados os vasos sanitários que não são utilizados;

Manter as caixas d´ água sempre limpas e cobertas.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS