sexta, 19 de abril de 2024
Geral
18/02/2011 | 10:46

Prosa Cultural

Diferentes aspectos culturais

 

Parece que foi ontem que escrevi a primeira coluna sobre Barcelona. E agora escrevo a última, melhor dizendo, a última desta viagem! Como qualquer "vacaciones" (férias em espanhol), o tempo passou voando. Mas nao digo que queria ficar mais. Com este tempo fora de casa, me dei conta de que nao há melhor lugar que a minha cidade, meu estado e o meu país. É com este sentimento que deixo as terras espanholas. Nao me interpretem erroneamente. Amei passar este tempo aqui sim, conviver com pessoas de outras nacionalidades, conhecer um pouco da cultura espanhola e visitar lugares fantásticos. Mas a verdade é que eu quero voltar!

 

A primeira impressão que tive dos espanhóis foi de um povo mal educado e mal humorado. Eles não gostam de repetir informações e são um pouco intolerantes. Muitos dizem que são assim por causa dos fatores históricos sucedidos em Catalunha, região norte onde se encontra Barcelona. Foram sucessivas invasões, ditaturas, a Guerra Civil Espanhola, proibição da língua catala e as crises atuais. Mas agora, às vespera de ir pra casa, vou levar a imagem de um povo amável. Com alguns dias aqui, tive que me adaptar ao meio e percebi que não são tão maus assim. E a primeira impressão não é a que vai ficar!

 

Como estudei em uma escola de línguas, tive a oportunidade de conhecer gente de todo o mundo. E em sala de aula eu comentava a impressão que eu tinha dos espanhóis, todos os outros alunos de diferentes paises me olhavam assustados, e me contestavam: "Os espanhóis sao muito amáveis, to adorando este país". E as professoras já acostumadas com tal situação me diziam: "É que você é do Brasil, lá as pessoas sao diferentes mesmo". Agora entendo o nosso principal estereótipo: Povo alegre!

 

Aqui tem flamenco, paella, construções magnificas, tem a arquitetura de Gaudí, tem as famosoas ramblas, tem um sistema de transporte público invejável: trem, metro e ônibus. Tem praias, tem porto, tem montanhas, tem museus, tem artistas, cenários fantásticos, lojas de griffe. Tem a velha Barcelona e também a moderníssima. Tem churros com chocolate quente, tem o futebol do "Barça". Tem uma variada programação de cultura internacional, têm as ruas mais famosas da Espanha... Mas é diferente!

 

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS