quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/02/2011 | 16:36

Bruno Sant’anna e Karuê Sell disputam o Brasil Open

Duas das principais promessas do tênis nacional, os atletas juvenis Bruno Sant’anna e Karuê Sell, do Itamirim Clube de Campo (ICC), de Itajaí (SC), viajaram hoje (03) para a Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia. Eles vão participar da edição 2011 do Brasil Open, maior torneio de tênis do País, que vale 250 pontos para o ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e que será realizado de 5 a 12 deste mês. Os dois tenistas receberam wild cards (convites) da organização e vão entrar no qualifying, que começa sábado – a chave principal terá início na segunda-feira. O objetivo principal da viagem é adquirir experiência, jogando contra os profissionais.

 

Atual 16º colocado no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF), Bruno Sant’anna começou o ano com um título importante, vencendo o 33º International Casablanca Junior Cup, no México. Na última semana, chegou à segunda rodada do torneio juvenil do Austrália Open. Já Karuê, 34º na lista da ITF, ficou entre os oito melhores do Loy Yang Traralgon International, na Austrália, e foi semifinalista do torneio juvenil de duplas do primeiro Grand Slam do ano.

 

O técnico Patrício Arnold, um dos coordenadores da equipe de competição do Itamirim, vai acompanhar os dois tenistas na Costa do Sauípe e conta que esta experiência de enfrentar os profissionais faz parte de um processo de transição. “O Bruno e o Karuê estão no último ano de juvenil e o Brasil Open será uma ótima chance para eles sentirem como é treinar e jogar com profissionais, a diferença física, o peso da bola...A transição é um processo duro e são muitos os tenistas que ficam pelo caminho, por isso estamos oferecendo a eles esta chance, pois os dois têm potencial”, destaca Arnold. 

 

Competição de alto nível

 

O Brasil Open terá a participação dos três últimos vencedores do torneio: os espanhóis Juan Carlos Ferrero (campeão em 2010), Tommy Robredo (2009) e Nicolas Almagro (2008). Também contará com 19 tenistas inscritos entre os 76 melhores do mundo, o que confirma o seu alto nível técnico. Desse total, oito deles estão entre os top 50 da ATP: Nicolas Almagro (ESP), número 13 do mundo; Albert Montañes (ESP), 26; Juan Carlos Ferrero (ESP), 28; Thomaz Bellucci (BRA), 31; Alexandr Dolgopolov (UKR), 32; Juan Ignacio Chela (ARG), 39; Tommy Robredo (ESP), 40º; e Potito Starace (ITA), 49.

 

O Brasil terá como principais destaques os tenistas número 1 e 2 do país, os paulistas Thomaz Bellucci (31º), vice-campeão em 2009; e Ricardo Mello (77º), semifinalista no ano passado.

 

Balanço positivo do Aberto da Austrália

 

Os dois tenistas juvenis do Itamirim estão bastante satisfeitos com o começo de temporada. Bruno acredita que poderia ter ido um pouco melhor no Austrália Open, mas sabe que nestas competições não tem jogo fácil. “Eu achei que dava para avançar mais um pouco, mas meu adversário na segunda rodada também jogou bem e acabei perdendo uma partida equilibrada. Sobre o torneio, é fantástico, foi uma experiência incrível”, desta o tenista do Itamirim, que também lembrou de sua conquista no México. “Comecei o ano da melhor forma possível, vencendo o Casablanca, coisa que eu realmente não esperava. Meu jogo foi melhorando rodada após rodada e na final, com apoio de toda a torcida mexicana, consegui ficar com o título”.

 

Karuê fez coro como Bruno para elogiar a organização do Austrália Open e lembrou que por muito pouco não chegou à final de duplas. “A atenção para o juvenil foi igual a dada para o profissional, não temos do que reclamar. Já em quadra, tivemos match point para ir à final de duplas, mas acabamos perdendo”, lamenta o tenista do ICC.

 

Bruno e Karuê têm 17 anos e recebem apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT)/Correios, que arcam com suas despesas de treinos, viagens e hospedagens.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS