sábado, 20 de abril de 2024
Esportes
24/01/2011 | 00:00

Bruno Sant’anna avança na chave juvenil do Austrália Open

O tenista Bruno Sant’anna, da equipe do Itamirim Clube de Campo (ICC), de Itajaí (SC), é o único brasileiro que segue vivo na briga pelo título de simples do torneio juvenil do Austrália Open, primeiro Grand Slam do ano. No domingo, o jovem de 17 anos estreou na chave principal derrotando o australiano Alex Bolt. Já Karuê Sell, também do ICC, foi eliminado em seu primeiro jogo de simples, mas avançou nas duplas.

 

Cabeça de chave número 9 do Aberto da Austrália, Bruno não teve tarefa fácil na primeira rodada e a vitória diante de Bolt veio somente após 2h26min de partida, por 2 sets a 1. O tenista da equipe de Itajaí começou mal e perdeu a primeira parcial por 6/1. Mas Bruno mostrou poder de reação, ganhou o segundo set por 6/3 e deixou tudo igual. No terceiro e decisivo set prevaleceu o equilíbrio, mas o brasileiro levou a melhor e venceu por 10/8. O atleta do ICC teve como ponto forte o saque, com 77% de aproveitamento do primeiro serviço – conseguiu três aces e três quebras. Na segunda fase, o brasileiro vai encarar o ucraniano Leonard Stakhovsky, que derrotou o mexicano Luis Patino por 6/4, 4/6 e 6/4.

 

Ao contrário de Karuê, Bruno precisou passar pelo torneio qualificatório antes de entrar na chave principal. Primeiro cabeça de chave do qualifying, o brasileiro natural de São José dos Campos (SP), mas que compete por Itajaí há um ano, ganhou do mexicano Juan Pablo Murra, por 6/4 e 7/6(5), e do japonês Kazuma Kawachi, por 6/2, 5/7 e 6/4.

 

Atualmente, Bruno ocupa o 19º lugar no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF) e neste ano já venceu o 33º International Casablanca Junior Cup, um dos torneios mais importantes do mundo e que tem a mesma pontuação de um Grand Slam.

 

Vitória nas duplas

 

O outro tenista do Itamirim, Karuê Sell, não teve a mesma sorte no torneio de simples. Ele foi derrotado pelo australiano Sean Berman, cabeça de chave número 15, por 6/2 e 6/4, em 63 minutos, na primeira rodada da chave principal. O jogo foi sábado e o catarinense cometeu muitos erros ao longo da partida: foram sete duplas faltas e 34 erros não forçados. Para piorar, o australiano estava em um grande dia, conseguindo 75% de aproveitamento do primeiro saque e 11 bolas vencedoras.

 

Mas Karuê segue vivo na disputa de duplas do torneio juvenil. No domingo, o tenista natural de Jaraguá do Sul (SC) e o norte-americano Mitchell Krueger venceram os espanhóis Axel Alvarez e Roberto Carballes por 6/0, 4/6 e 10-3. Já Bruno, que jogou ao lado do também brasileiro Thiago Monteiro (eliminado nas simples), perdeu para o inglês Kyle Edmund e o sueco Stefan Lindmark por um duplo 6/3.

 

Bruno e Karuê são dois nomes importantes do tênis nacional juvenil e recebem apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT)/Correios, que arcam com suas despesas de treinos, viagens e hospedagens.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS