sexta, 29 de março de 2024
21/01/2011 | 00:00

Empresários de Itajaí esperam mais da Construção das Vias Marginais

Após uma reunião que durou mais de 3h no dia 10 de janeiro no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí, onde estiveram presentes a comunidade Itajaiense, membros de entidades de classe, representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, representantes da CEBR-101 da ACII, representantes da concessionária OHL – AutoPista Litoral Sul, representantes da ANTT e representantes da Associação das empresas Concessionárias de Pedágio para a Região Sul do País, empresários do município esperam agora o início das obras e as definições do que pode ser feito e construído em suas propriedades.

 

O empresário Luciano Mezaroba diz que há dois anos vem tentando conversar sem sucesso com a concessionária AutoPista Litoral Sul. O empresário que comprou um terreno depois do trevo onde serão construídas as Vias Marginais está com dificuldades em construir o acesso ao terreno. A exigência da concessionária é que só podem ser construídos acessos onde há marginais e de acordo com Luciano já foi gasto por ele mais de R$20 mil no projeto do acesso. “Agora estou aguardando a resposta da concessionária, as correções e as novas exigências que com certeza virão”, disse. A Litoral Sul deixou claro que o empresário que deseja construir o acesso as suas empresas que não são comtempladas pela marginal terão que arcar com os custos. “É totalmente inviável que nós empresários venhamos a fazer essas obras. No meu caso teria um investimento de mais um milhão e meio de reais em uma via publica. Isso não pode ser um investimento particular” completou Mezaroba.

 

Segundo o presidente da Camara das Empresas da BR-101 (CBER) e da Associação Empresarial de Itajaí,(Aciin) Claudio Melo as negociações começaram em julho de 2010 e até a presente data em nada progrediram.Após vários ofícios e visitas dos representantes da CEBR-101 da ACII, a sede da OHL em Joinville (SC), e a sede regional da ANTT em Itapema, a concessionária decidiu adicionar outros 05 Km do lado oposto aos primeiros 05 km, no do trevo de Itajaí - Blumenau até a Ponte do Rio Itajaí Açu ( Ponte de Navegantes ). E isso ainda é pouco”.Na região que hoje tem os acessos precários, Melo diz que a Auto Pista ameaça fechar. “Eles precisam entender que já existia ocupação naquelas áreas” comenta.

 

Para o município de Itajaí é de extrema importância que as Marginais sejam construídas o mais rápido possível. O município deixa de arrecadar, receber investimentos, gerar empregos com esse atraso no desenvolvimento das BRs e das construções das marginas. Segundo Melo é preciso também que os políticos desenvolvam planos e ações de governo para além dos quatro anos. “O poder púbico tem que pensar em obras e investimentos além de seus quatro anos de governo. Temos uma região privilegiada com portos, aeroportos e rodovias”, finalizou.

 

A AutoPista Litoral Sul prometeu começar as obras das Marginais em 30 dias. Serão ao todo 10,35 quilômetros de marginais construídas. A obra inicia logo depois da ponte do Rio Itajaí-Açu e segue até a entrada da Rodovia Jorge Lacerda, no Bairro Cordeiros. As marginais terão 3,5 metros de largura e mais calçada de 1,5 metros, tanto no sentido Norte, quanto no Sul. A previsão de entrega é para 2012.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS