sábado, 20 de abril de 2024
Geral
18/01/2011 | 00:00

Saúde entrega bicicletas para Agentes Comunitários de Saúde

Eles caminham diariamente pelas ruas da cidade para visitar as casas dos pacientes e acompanhar de perto a saúde de cada morador. Os Agentes Comunitários de Saúde são considerados a ponte entre população atendida e serviço de saúde.  E é para ajudar no desenvolvimento deste trabalho que a Secretaria Municipal de Saúde entregará nesta quarta-feira (19), às 10h, nove bicicletas para a Policlínica Itaipava e em seguida seis bicicletas para a Unidade de Saúde do Espinheiros. A entrega contará com a presença da Prefeita em Exercício.

 

O objetivo é agilizar o atendimento dos profissionais proporcionando uma locomoção mais rápida e menos cansativa durante as visitas às casas dos pacientes. Estas unidades estão sendo as primeiras, deste ano, a receber as bicicletas devido a distância entre posto de saúde e residências dos pacientes. Outras 25 ainda serão entregues até o final deste mês para as unidades do Bambuzal, Costa Cavalcante, Cidade Nova, Caic, Cordeiros, Fazenda, Imaruí, Jardim Esperança, Limoeiro, Murta, Praia Brava, Promorar e Rio Bonito.

 

A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu as quarenta bicicletas e 16 aparelhos de ar condicionado com o prêmio de R$ 40.000,00 recebido do Governo do Estado, pela conquista do 1º lugar na avaliação da atenção básica de Santa Catarina. Segundo as determinações da Secretaria Estadual de Saúde, o recurso deveria ser investido em melhorias para a Estratégia Saúde da Família, o que foi prontamente cumprido pela administração municipal.

 

A Estratégia de Saúde da Família consiste na atuação, in loco, de profissionais de Saúde, preparados para agir na prevenção, na recuperação e na reabilitação das doenças e agravos mais frequentes. Através da ESF, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, dentistas e técnicos em higiene dental, bem como Agentes Comunitários de Saúde, acompanham um determinado número de famílias na comunidade.

 

O município de Itajaí possui 276 Agentes Comunitárias de Saúde que integram 37 equipes responsáveis pelo atendimento de mais de 100 mil pessoas.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS