sexta, 19 de abril de 2024
21/12/2010 | 00:00

Semasa anuncia melhorias no abastecimento para este verão

 

O Semasa está realizando o maior conjunto de obras de abastecimento de água da história de Itajaí. Até o final do primeiro semestre de 2011, todo o sistema de produção, distribuição e armazenamento de água tratada terá o dobro da capacidade, passando dos atuais 56 milhões para 112 milhões de litros por dia. Durante o verão, parte das obras já estará operando para auxiliar a distribuição de água em Itajaí.

 

 

Os investimentos nesse novo sistema incluem a construção de um tanque pré-sedimentador na Estação de Captação, com capacidade de 6 milhões de litros, que vai realizar um pré-tratamento antes de chegar na Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque. O local também vai receber novas bombas, que vão operar na parte superior, permitindo maior segurança para a produção de água bruta. Ainda no trajeto entre a Captação e o Tratamento, uma nova adutora de água bruta, de 600 mm, está em fase de assentamento, aumentando o volume do envio. 

 

 

Na ETA São Roque, a principal da cidade, um novo módulo hidráulico está em fase final de construção. Novos floculadores, decantadores e filtros permitirão que a capacidade de tratamento de água salte dos atuais 600 para 1200 litros por segundo.  A previsão é que até abril de 2011, essa unidade esteja concluída.

 

 

 

Já na rede de distribuição, as melhorias incluem a construção de 33 km de novas adutoras e dois novos reservatórios, que somados, possuem capacidade de armazenar mais de 8 milhões de litros de água.

 

 

Ao todo, o conjunto das obras tem investimento aproximado de R$ 25 milhões, entre recursos do Governo Federal e contrapartida do Semasa. A previsão é concluir o conjunto da obra até o primeiro semestre de 2011.

 

 

OPERAÇÃO VERÃO

 

 

Com o objetivo de aumentar a distribuição de água tratada já neste verão, o Semasa vai colocar em funcionamento parte das obras de ampliação. Entre as principais ações estão a operação dos novos reservatórios; na ETA Arapongas, com capacidade de armazenar 4 milhões de litros, permitindo que o local opere 24 horas, acumulando água nos horários de baixo consumo para a utilização nos momentos de picos. No Morro da Cruz, o novo reservatório com a mesma capacidade que já está em operação desde o início de dezembro. No total, o Semasa terá capacidade de armazenar 18 milhões de litros de água, entre novos e antigos tanques.

 

 

Do total de 33 km de novas adutoras que estão em construção, aproximadamente 20 km delas estarão operando e auxiliando na distribuição de água em Itajaí nesta temporada. Os trechos já em funcionamento incluem as ruas Alfredo Eike, Tijucas e Blumenau, além de toda a extensão do bairro Itaipava e Salseiros. Essas novas adutoras permitem uma maior vazão e distribuição de água tratada, além de contribuir para maior pressão na região sul da cidade, incluindo os bairros mais afastados da ETA São Roque.

 

 

Nas localidades onde antes era registrada perda de pressão, o Semasa realizou algumas ações pontuais:

Região da Rua Venezuela (bairro Fazendinha): novas interligações de redes com o booster (bomba de alta-pressão) existente, permitindo maior oferta de água para a região, incluindo o bairro Praia Brava (previsão de conclusão até 31-12-2010);

 

 

Loteamento Padre Jacó, ruas João Fernandes Vieira Júnior e João Cunha: Instalação de booster (previsão de conclusão até 31-12-2010);

 

 

Morro do Bem-te-vi (bairro Fazenda): Instalação de booster (previsão de conclusão até 31-12-2010);

 

 

Rua Suécia e transversais, bairro Ariribá (divisa com Balneário Camboriú): interligação de novas redes de abastecimento, permitindo maior pressão para os pontos mais elevados (já em operação);

 

 

Região da Rua Margarida Nicolau (Praia Brava): instalação de booster (já em operação);

 

 

Loteamento Santa Regina: revisão de todo o sistema de bombas, permitindo maior pressão de abastecimento (já em operação);

 

 

Bairro Espinheiros: instalação de booster (previsão até 25-12-2010);

 

 

Além das ações pontuais, foram efetuadas manutenções preventivas nos últimos 60 dias visando melhorar o abastecimento para o verão. Entre elas, pode-se destacar a revisão completa das bombas de recalque na Estação de Captação e a passagem do Polly-pig na adutora de água bruta. Com essas medidas, a ETA São Roque está preparada para tratar um volume superior a 650 litros de água por segundo durante todo o verão, somando ainda a contribuição da ETA Arapongas, que é de aproximadamente 180 l/s, totalizando um volume de 830 litros por segundo.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS