sexta, 19 de abril de 2024
Geral
10/12/2010 | 00:00

Detentas recebem diploma de formação em artes

Nunca imaginei que após cinqüenta anos eu fosse me interessar por artesanato, me identifiquei com as atividades e estou gostando muito do curso. Sinto-me útil aqui, estou mais tranqüila e feliz”, este foi o depoimento da detenta T. M. T., de 50 anos, ao receber o Certificado do Curso de Formação Avançada em Artesanato para Trabalho e Renda, no Presídio de Itajaí.

 

No momento oito presas estão cursando artes, as peças produzidas durante a formação foram expostas na Feira Internacional de Cultura e Artesanato Mãos da Terra, realizada nos últimos dias no Centreventos Itajaí. Segundo Ceili Borba, coordenadora do curso, está foi a primeira vez que obras produzidas por prisioneiras foram expostas numa feira internacional no Brasil. “O estande foi muito visitado, o público ficou surpreso com o artesanato produzido por elas”, falou entusiasmada a professora.

 

Além do diploma as dedicadas alunas receberam também o dinheiro arrecadado durante a feira, totalizando R$ 1.298,00, dividido entre as participantes. “Eu recebi R$ 300,00 e pretendo comprar presente de natal para os meus filhos e demais familiares”, conta T.C.F., de 29 anos.    

 

O curso iniciou há três meses, por estímulo da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), uma parceria entre o Presídio de Itajaí, Curso de Extensão Mais e Melhor Idade da Univali e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí. "É muito gratificante para a comissão acompanhar o resultado de um trabalho que nasceu em uma de nossas reuniões", diz Susi Bellini, Vereadora e membro da CISP. O trabalho é coordenado pela Professora Ceili Borba, através do Projeto Arrumadinho.

 

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período da tarde. O curso é dividido em módulos de 108 horas. As mulheres produzem peças artesanais com material reciclado, até o momento o tema foi natal, agora as alunas já iniciam trabalhos voltados para o carnaval e páscoa. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS