quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/12/2010 | 00:00

Operação Tapete Preto

A prefeitura de Itajaí através da secretaria de Obras do município realiza operação de pavimentação do asfalto na cidade. O trabalho é referente ao plano de governo do prefeito Jandir Bellini que até agora já pavimentou cerca de 100 ruas na cidade e até o final de seu mandato deverá pavimentar o dobro de ruas.

De acordo com o secretário de Obras do município, Tarcísio Zanelato devido às enchentes de 2008 e as dificuldades encontradas no ano de 2009 para execução das obras, agora em 2010 simplesmente implantaram o plano de governo para execução da pavimentação. “Nós perdemos praticamente 2009 em decorrência das enchentes, agora estamos trabalhando para recuperar esse tempo”, afirmou.

Apesar de a cidade estar recebendo a pavimentação em todos os bairros, alguns em específico, como o Bairro Cidade Nova – PróMorar, foi o bairro que mais recebeu pavimentação. Cerca de 60 ruas receberam primeiro toda a rede de drenagem. Zanelato explica que nenhuma rua da cidade recebeu o asfalto sem a rede de drenagem. “Nas ruas de chão batido 100% delas receberam rede de esgoto e foi feito primeiro as obras de drenagem e macro drenagem”.

Os moradores de Itajaí se preocupam com as obras. O administrador esportivo do Itamirim Clube, Felipe Mespu diz que a questão da drenagem, o esgoto e os buracos precisam ser pensados pelos administradores municipais. “É importante que a prefeitura faça essas obras, pois acelera o tráfego na cidade. Mas me preocupo com o sistema de drenagem já que as chuvas na nossa região são intensas”, comentou. Mesmo causando transtorno á população Zanelato afirma que depois das obras totalmente concluídas, os moradores de Itajaí não precisaram mais se preocupar com as constantes cheias, que hoje, prejudica muito os moradores.  “Todo o sistema de drenagem das ruas foi revisado antes da implantação”, disse.

 

OBRAS

As obras de pavimentação asfáltica e drenagem pluvial da avenida Itaipava contemplam 5.214 metros de extensão com obras de terraplenagem, implantação de rede de drenagem (bueiros, galerias pluviais, caixas coletoras e caixas de ligação), pavimentação asfáltica, obras complementares (reaterro dos passeios públicos, enleivamento dos canteiros e ilhas de segurança) e ainda a sinalização horizontal e vertical.

Já as obras de Macro Drenagem da rua Profª. Erotides da Silva Fontes, no bairro São Vicente, contemplam a rua Vereador Sabino A. Paulo, com 94 metros de extensão, a rua São Vicente com 26 metros e mais 895 metros da rua Profª. Erotides da Silva Fontes. Na rua Jorge Matos os moradores estão felizes com a pavimentação. Dona Maria Gonçalvez, diz que na casa onde trabalha existe um cadeirante e que a movimentação deve era difícil. “Agora todos aqui estão felizes, a cadeira desliza pelo asfalta e o acesso dele é bem mais simples”, disse.

Nas ruas Zózimo José Peixoto e 13 de maio que, estão em péssimo estado de conservação, ainda não foram pavimentadas. Isso porque só será feito quando a galeria fluvial da rua Uruguai chegar aquele ponto. Segundo Zanelato quando chegar à galeria ali serão feitas as obras de drenagem e pavimentação. “Não podemos fazer antes que a galeria chegue”, completou. Durante o mês de novembro o serviço de macro drenagem da rua Uruguai com a rua Brusque teve início e é uma das obras de maior importância para a o município. “As obras de macro drenagem são realizadas pela secretaria de Obras com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento e irá servir de artéria para todas as outras ruas”, finalizou.

 

2011

O investimento para 2011 de pavimentação de novas obras é em torno de R$40 milhões sendo R$ 30 milhões para novas obras e R11 milhões para recapeamento das ruas que foram danificadas com a implantação da rede de água e esgoto.

Além dos trabalhos de pavimentação, a Secretaria de Obras estará em 2011 trabalhando para construir cinco novas praças, das quais três já estão em construção. Também está prevista a revitalização das praças que já existem na cidade. A cidade irá ganhar também mais seis academias ao ar livre. Além das construções de lombadas.

A Secretaria de Obras tem 60 funcionários efetivos e 220 funcionários terceirizados que trabalham para melhorar a qualidade de vida da população de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS