sexta, 29 de março de 2024
Anna Paula Cazatti
26/11/2010 | 00:00

Sociedade Amigos do Juca completa 29 anos

“Se for pra estragar a festa, fique em casa”. Esta é a frase estampada na entrada do salão, Sociedade Amigos do Juca, e também a filosofia do lugar. O clima é de festa e harmonia. Fundado em 07 de novembro de 1981, com 29 anos de salão, o Bailão do Juca é um dos mais tradicionais e mais antigos de Itajaí. Mas é impossível falar do salão sem fala descrever primeiro seu personagem principal.

 

Natural da cidade de Blumenau, José Geraldo de Melo Filho, tem 70 anos, é casado há 47 anos, vive a 36 anos em Itajaí e tem quatro filhas. Um homem alegre, questionador, que observa tudo a seu redor. Adora viajar e diz que já realizou três de seus grandes sonhos. Conheceu o Papa João Paulo II, assistiu a dois shows do cantor Roberto Carlos e conseguiu ver uma mulher chegar à presidência da república. Seu Juca, como é conhecido, é uma personalidade ímpar no município e que procura agradar a todos.

 

O salão do baile é o seu lugar preferido. “Quando tenho problemas é porque estou fora do salão. Ao entrar aqui, tudo fica para trás, esqueço de tudo”, conta encenando e colocando o pé para dentro de sua sala. Seu Juca é um homem muito religioso, em cada canto do salão é possível observar imagens de Santos e frases que ele mesmo inventou como “Infeliz foi Adão que não teve sogra para pedir a benção”. A religião faz parte de sua história de vida sendo a Nossa Senhora do Bom Parto sua padroeira desde o nascimento de sua primeira filha. “Sou devoto a todos Santos. Deus está sempre em primeiro lugar”, disse.

 

Emocionado ele conta que a tristeza não faz parte do seu dia a dia. “O público não tem nada com a minha tristeza, ele quer ver meu sorriso”, afirma. E assim, todos os sábados e domingos o Bailão do Juca está com o salão sempre lotado. “Tem mais de quatro anos que não tem uma briga aqui e eu cuido pessoalmente de todos os detalhes durante toda a festa”, comenta  Juca. Durante a entrevista ele revela. “Não sei dançar, mas a alegria de ver todos dançando no salão me faz sentir tão alegre quanto eles”.

 

Juca tem apelido de santo casamenteiro e se orgulha muito disso. “Tenho vários casais que se conheceram aqui e estão muito bem. Um casal completou 27 anos de casado esse ano e se conheceram no meu salão”. A história de que não pode ter beijo na boca, ele explica. “O que não aceito aqui é frescura, agarra, agarra. Os casais podem namorar desde que respeitem todos no salão”, finalizou.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS