sexta, 29 de março de 2024
Geral
19/11/2010 | 00:00

A Fisioterapia na Prevenção do Pé Diabético

O Diabetes Mellitus é considerado é um dos problemas de saúde mais importantes da atualidade. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 5% da população total é diabética e este número vem crescendo cada vez mais, estimando-se alcançar cerca de 200 milhões de portadores no mundo em 2025.

 

A Diabetes é uma doença causada pela diminuição da produção da insulina, que é um hormônio responsável por permitir que a glicose (açúcar) seja absorvida pelo nosso corpo de maneira adequada. Nos portadores de diabetes ocorre uma alteração na produção desse hormônio e provoca a hiperglicemia que também é conhecida como excesso de açúcar no sangue.

 

O Pé Diabético é uma das complicações mais freqüentes relacionadas ao Diabetes Mellitus, e isso ocorre porque o diabético tem uma diminuição da circulação sanguínea nas pernas e pés, dificultando a cicatrização e também diminuindo a sensibilidade o que se torna um fator agravante para o surgimento de feridas e lesões. 

 

Ofisioterapeuta é o profissional da área da saúde que tem o papel não só de reabilitar, mas também de atuar amplamente na prevenção, proteção e promoção da saúde, preocupando-se especialmente com a melhoria da qualidade de vida da população e deve atuar juntamente com a equipe multidisciplinar no tratamento e na prevenção do Diabetes.

A fisioterapia é de fundamental importância em pacientes diabéticos e pode atuar com exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura das penas, pois uma musculatura forte auxilia a uma marcha melhor, minimizando o risco de tropeços, quedas e fraturas. Uso de terapias manuais para ativar a circulação, orientar a compra de calçados adequados e em alguns casos a indicação de palmilhas corretivas.

 

Também é de responsabilidade do fisioterapeuta promover treino para uma marcha adequada e se necessário, indicação de uma bengala ou andador como auxiliar na marcha e no equilíbrio, prevenindo quedas e evitando o excesso de peso em determinados pontos dos pés.

 

Algumas orientações simples podem fazer uma grande diferença, como por exemplo:

 

- Inspecionar os pés todos os dias com o auxílio de um espelho para melhor visualização, ou pedir a ajuda de algum familiar;

 

- Observar se há cortes ou fendas entre os dedos, feridas, ou qualquer mudança na coloração e na temperatura da pele dos seus pés;

 

- Lavar os pés todos os dias com sabão suave e água morna e secar bem com uma toalha macia principalmente entre os dedos e ao redor das unhas.

 

- Dar atenção especial aos cuidados das unhas, ao cortá-las utilize tesouras com pontas arredondadas e respeitar o formato das unhas, não cortar calosidades nem unhas encravadas, procure um profissional.

 

- Usar as meias sem costura e sem elástico são as melhores para pessoas diabéticas, pois evitam machucados. Prefira usar meias de lã no inverno e meias de algodão no verão. Evite as meias de nylon que dificultam a transpiração.

 

- Usar sapatos confortáveis e adequados às várias atividades do dia.

 

- Inspecionar os calçados antes de usá-los, procurando por costuras abertas, pedrinhas ou ciscos, que possam vir a lesionar os pés.

 

“Caso um ferimento ocasional ocorra, procure imediatamente um profissional de saúde, evite a auto-medicação, pois isso pode piorar a lesão e interferir no tratamento aumentando ainda mais o risco de amputação”.

 

Créditos: Camila Renovato e Fernando Padilha e Vera Ligia Bento Galli


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS