sábado, 20 de abril de 2024
Geral
19/11/2010 | 00:00

Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado amanhã

“...só podemos reconhecer que para que cada um vença, todos tem de vencer. Somos um povo com um destino”. Nelson Mandela

 

 

Neste sábado, o Brasil comemora o dia da Consciência Negra. Em Itajaí, devido às comemorações dos 150 anos do município, a programação ocorreu durante todo o mês de novembro e trouxe a cidade várias atrações em mostras de cinema, oficinas de dança, maracatu, histórias e palestras sobre o tema. Segundo últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), na cidade de Itajaí, 13% da população é declarada negra ou parda.

 

Segundo a assessora de Política de Igualdade Racial de Itajaí, Graziela Gonçalves, o número de negros da cidade deve ser maior “Essa porcentagem é de quem se auto declara negro”, explica.

 

O município procura atender a população negra em todos os âmbitos públicos: saúde, educação, segurança, apoio a diversidade. “Para todos que procuram o conselho e acessam os serviços da comunidade, procuramos desenvolver o melhor trabalho”, conta Graziela.

 

Outro ponto forte na questão da diversidade de raça e cor ainda é o preconceito. “Recebemos reclamações e denúncias de pessoas negras que sofrem preconceito em nossa cidade, e trabalhamos para que isso mude”, diz. Para o ano de 2011 a Secretaria Especial de Políticas de Programação da Igualdade Social pretende instalar um Disk-denuncia, onde será possível dar voz as pessoas que ainda sofrem preconceito racial e punir com mais rapidez quem ainda pratica esse tipo de ação.  Além disso, trabalhar a diminuição das desigualdades, principalmente de ordem étnico-racial, que é um problema a ser considerado pela sociedade brasileira como um todo. “Promover a igualdade racial é responsabilidade do conjunto do poder público e das políticas públicas”, finaliza.



 

 

 

HISTÓRIA

O Brasil criou uma data especial com o objetivo de reflexionar sobre a consciência negra na sociedade atual. Anteriormente, essa data estava relacionada ao dia 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura. Mas desde a década de 60, passou a ser celebrada no dia 20 de novembro em referência à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

 

Um dia importante para o país, que pretende incentivar o debate sobre a igualdade. Alguns estados comemoram o feriado da Consciência Negra, mas não é um feriado nacional.

 

A programação em comemoração a Consciência Negra continua até o fim do mês, confira e participe.

 

20/11 - Sábado

Festa da Independência de Angola

Jantar promovido pela ANANG

Valor: R$ 20

Local: Salão Paroquial da Igreja São João Batista

Horário: 20h30min

Informações: (47) 3349-4268 - 9906-0974 João

 

Noite da Cultura Negra

Abertura: Boca de Siri (Itajaí) - Samba na vera Choro da Alma

Samba da Saia (Florianópolis)

Local: Sociedade Beneficiente Cultural Sebastião Lucas

Horário: 21h

Entrada Franca

 

22/11 - Segunda-Feira

II Seminário sobre Consciência Negra em Itajaí e Prêmio Simeão

Local: Museu Histórico

Rua Hercílio Luz, 233 - Centro

Horário: 20h

 

25/11 - Quinta-feira

Show Boca de Siri apresenta Susi Brito

Neste espetáculo o grupo Boca de Siri apresenta a cantora Susi Brito com repertório de sambas da antiga interpretados pelo grupo. O repertório conta com autorias de grandes nomes como Cartola, Noel Rosa, Pixinguinha, Paulinho da Viola entre algumas outras composições de músicos da região.

Local: Teatro Municipal de Itajaí

Rua Gregório Chaves III - Bairro da Fazenda

Horário: 20h30min

Informações no Teatro

 

27/11 - Sábado

Campeonato de Basquete de Rua

Local: Quadra de esportes da Vila Operária

Horário: 9hs às 12h - 14h às 19h

Informações: Fundação Municipal de Esportes - (47) 3348-1473

 

29/11 - Segunda-feira

II Encontro Municipal de Religiosidade Negra

- Palestrante: Alexandro Reis da SEPPIR/PR

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Itajaí

Horário: 19h30min

 

30/11 - Terça-feira

Discussão sobre "20 de novembro"

Local: Câmara de Vereadores

Horário: 18h

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS