sexta, 29 de março de 2024
Cultura
12/11/2010 | 00:00

Começa amanhã o 1º Encontro de Palhaços de Itajaí

 

 

O projeto Ospália – coletivo de palhaços em pesquisa abre às 21 horas de amanhã, sexta-feira (12), o 1º Encontro de Palhaços de Itajaí. Serão dez dias de muitas palhaçadas, com espetáculos, rodas de debate, intervenções e workshops. “Tudo para tornar a cidade mais apetitosa”, defendem os organizadores do evento, que tem o apoio da Fundação Cultural de Itajaí.

 

O encontro começa às 21 horas de amanhã com “Cabaré Ospália” no Imcarti – Instituto de Canto e Arte de Itajaí (na Praça 1º de Maio, bairro Vila Operária). Cabaré Ospália são números apresentados por palhaços um em seguida do outro, num ambiente descontraído onde o que vale é o jogo do palhaço com a platéia. O trabalho é resultado da pesquisa dentro do projeto de formação Ospália que está em seu primeiro ano de vida. Participam da apresentação os palhaços Charles Augusto, Janine Schimitz , Jô Fornari, Laércio Amaral, Marcela Urbano, Renê Carvalho e DJ WSoul jah. A coordenação e produção são de Charles Augusto, a orientação do processo de pesquisa é de James Beck e a oficina intensiva fica a cargo de Marianne Consentino.

 

O evento continua no sábado, 13, com apresentação aberta ao público, às 11 horas na Rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão. O espetáculo “Re-Bolando com a Gringa Errante” é com a palhaça Palitolina (a gaúcha Genifer Gerhardt) e tem classificação etária livre. A apresentação solo de rua traz a palhaça Palitolina, que é magrela e de pernas fiiinas, interagindo e se atrapalhando no encontro com personagens e bonecos inusitados. Com poucas palavras e composta de números próprios, a montagem privilegia o riso em uma esfera poética e contagiante.

 

Ainda no sábado tem mais do encontro de palhaços. Às 15h30min acontece intervenção de palhaços, na Praça da Avenida Beira Rio. Já às 18 horas tem “Cerimônia do Chá”, que é uma grande roda de conversa sobre a arte de palhaçar, no Centro Público de Economia Solidária de Itajaí (CEPESI - Rua Lauro Müller, 39 - próximo à Caixa Econômica – Centro).

 

Domingo– E pra quem acha que acabou, domingo tem mais. O espetáculo “É tentando que se desiste”, com palhaço Claus (James Beck, de Blumenau) será às 20 horas, no Imcarti. A classificação etária é livre e os ingressos custam R$ 10,00 e meia a R$ 5,00. “É tentando que se desiste” fala de Claus, um clown mal-humorado, libidinoso e de saúde frágil, que na companhia de sua mala e de seus remédios, brinca e se enerva com suas referencias de infância.

 

O 1º Encontro de Palhaços de Itajaí continua até dia 21, com workshops “O clown em espaços não convencionais e “o corpo e o objeto na criação cômica”, ambos com a argentina Carolina Moya. Mais informações pelo www.ospalia.blogspot.com, lcorrea76@hotmail.com ou 47 9905 5058



Fonte: FCI - Funda??o Cultural de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS