sexta, 29 de março de 2024
Geral
Lançamento da Auqapesca realizada no mês de abril em Itajaí
12/11/2010 | 00:00

Feira Internacional de Pesca e Aquicultura acontece em Itajaí

Investidores nacionais e internacionais virão ao maior Pólo Pesqueiro do Brasil para participar da maior Feira de Pesca e Aquicultura da América do Sul, a Aquapesca. O principal objetivo é ampliar os investimentos no setor.

 

Santa Catarina é responsável por produzir quase 100% do pescado que é comercializado no país. Sendo que o município de Itajaí se destaca como o maior pólo pesqueiro do país. São estes motivos que trazem a Aquapesca para a cidade, a maior Feira de Pesca e Aquicultura da América do Sul.

 

O evento será realizado nos dia 18, 19 e 20 de novembro. Segundo a organização da Feira, cerca de 80 empresas de diversos países apresentarão seus produtos e serviços. Para Dario Luiz Vitali, Presidente do Sindipi, o principal beneficio que a Feira vai trazer para o setor pesqueiro de Itajaí é a tecnologia que será apresentada por outros países. “Nós temos grande potencial de desenvolvimento na pesca, conhecendo técnicas de outros lugares vamos aperfeiçoar nosso setor. Nós podemos sim, nos equipararmos aos mercados dominantes, como China, Espanha e Japão”, salienta.

 

O encontro da cadeia produtiva do setor tem o principal objetivo de incrementar a indústria da pesca e da aquicultura no Brasil. Nos três dias de evento, a expectativa é receber 10.000 visitantes.

 

O pavilhão da Marejada receberá expositores que apresentarão seus produtos, serviços, linhas de financiamento, tecnologias, equipamentos e inovação. Segundo Agnaldo Hilton dos Santos, Secretário da Pesca de Itajaí, esta é uma excelente oportunidade para divulgar a técnica de produção do pescado do município e também de obter conhecimento das técnicas de outros países. “Este intercâmbio é de extrema importância para o setor se desenvolver. A aqüicultura, por exemplo, é ainda pouco explorada, e nós temos condições para alavancar este mercado”, destaca.

 

 

Maior Pólo pesqueiro do Brasil

Itajaí foi escolhida para sediar a Aquapescabrasil, por ser o maior pólo pesqueiro do Brasil. Anualmente são produzidos 220 mil toneladas de pescado na região. Isso faz com que Santa Catarina represente 80% da produção interna brasileira de pescado congelado.

 

Programação

Durante a feira, haverá palestras, cursos de capacitação e debates com participantes nacionais e internacionais, dirigidos a empresários e profissionais relacionados aos setores. Três auditórios atenderão aos participantes do Simpósio Internacional de Pesca e Aquicultura, com palestrantes do Brasil, China, Noruega, Chile, Peru, Espanha, México, Estados Unidos e Reino Unido.

 

Na programação de palestras está prevista, também, a apresentação dos melhores trabalhos técnico-científicos inscritos no concurso da feira e aprovados pela banca de jurados. Workshops de gastronomia serão realizados

em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com chefs ensinando pratos a base de pescado. O evento ainda deve estimular o turismo por Santa Catarina, contando com uma agência de viagens oficial, a Trip Service.

 

Público

Armadores; empresários e industriais da pesca e aquicultura; investidores; políticos; entidades financeiras; profissionais e pescadores artesanais; acadêmicos e instituições que atuam no segmento de pesca, aquicultura e seus subprodutos.

 

 

Conheça alguns números:

 

 

1º lugar - Itajaí é o maior pólo pesqueiro do Brasil

50 mil empregos indiretos e 15 mil diretos são gerados pelo setor pesqueiro de SC

700embarcações fazem parte da frota dos 250 armadores associados ao Sindipi

200 mil toneladas de peixe por ano são capturados na região

1 milhão de latas de sardinha e de atum são produzidas por dia em Itajaí e Navegantes

80% da produção brasileira de pescado congelado é catarinense

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS