sábado, 20 de abril de 2024
Geral
Divulgação
05/11/2010 | 00:00

Projeto “De óleo no Futuro” se instala em Itajaí

Itajaí da início a um importante passo em relação ao meio ambiente. O programa Estadual de Coleta, Reciclagem e Beneficiamento do Óleo de Cozinha“De Óleo no Futuro”  é um programa do Governo do Estado em parceria com as 43 escolas do município e com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí (SDR).

 

A primeira etapa do Programa será realizada nas escolas da rede pública municipal e estadual. Com o apoio de professores e estudantes, será feita a coleta do óleo de cozinha, que depois passará por um processo de beneficiamento, realizado pela empresa Ambiental dos Santos, com sede em Curitiba (PR). A intenção do projeto é conscientizar a população sobre a importância do destino correto do óleo para minimizar os impactos ambientais.

 

Segundo a gerente sustentável da SDR, Marisa da Costa, o projeto irá beneficiar não só as escolas como todo o município e reforça a importância da coleta. “5% do óleo coletado nas escolas voltarão para as próprias instituições em forma de produtos de limpeza”. Marisa disse que algumas escolas optaram por aderir ao projeto somente no início letivo do próximo ano. “Todos precisam se adaptar, assim como a própria empresa que irá fazer o recolhimento do óleo, porém daqui a 15 dias algumas escolas já farão a coleta de forma correta”, afirmou.

 

O óleo vegetal de cozinha é um dos produtos mais utilizados no mundo, mas pode causar sérios danos ao meio ambiente se não for jogado fora de forma correta. Quando o óleo de cozinha é despejado no mar, na rede de esgoto, no ralo da pia, ou em algum outro local não adequado, pode causar danos ao meio ambiente, como alteração do pH e morte de plantas e animais aquáticos. A reciclagem permite que o óleo passe a servir de matéria-prima para a fabricação de sabão, tintas e biodiesel.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS