quinta, 18 de abril de 2024
Economia
13/10/2010 | 00:00

Cepesi promove hoje mais uma Feira de Orgânicos e Economia Solidária

 

 

Frutas, verduras e legumes, doces e geléias, direto do produtor rural e o que é ainda melhor, ecologicamente correto, sem agrotóxicos. Tudo isso e muito mais, como artesanato local e roupas de algodão orgânico estão à disposição da comunidade itajaiense nesta quarta-feira (11), na Praça Vidal Ramos, em frente ao Píer Turístico de Itajaí, durante mais uma edição da Feira de Orgânicos do Centro Público de Economia Solidária de Itajaí – Cepesi. A feira, que ocorre sempre na segunda quarta-feira do mês, desta vez conta com os produtos da Economia Solidária.

 

De acordo com a organização do evento, na Feira de Orgânicos se reúnem produtores de Itajaí e região. Além de alimentos produzidos sem agrotóxicos, estão à disposição do público roupas de algodão orgânico da marca Justa Trama, artesanatos e a presença de artesãos fazendo demonstrações de seu trabalhos. Também nesta edição da feira, está sendo feito o pedido e pagamento da Compra Coletiva de Orgânicos que é composta por cerca de 60 produtos alimentícios certificados.

 

Márcia de Souza, diretora do Cepesi, esclarece que “o cultivo de orgânicos acontece de forma integrada ao meio ambiente, valorizando a saúde e bem estar de produtores e consumidores, eliminando principalmente insumos e defensivos agrícolas químicos, em sua maioria tóxicos”. 

 

Segundo ela, “assim é a Economia Solidária, um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar ninguém, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando e fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no seu próprio bem”.

 

História do Cepesi

 

O Cepesi foi inaugurado em fevereiro de 2007 tendo por objetivo ser um espaço onde tanto produtores quanto consumidores possam conhecer e participar das redes de colaboração solidárias. A comercialização de produtos e serviços, a mobilização social (apoio na organização de grupos e realização de feiras e eventos), a formação e qualificação profissional (cursos e oficinas), a arte e a cultura são alguns dos nortes que orientam as ações do Cepesi.

 

Atualmente, tanto a área urbana como a rural tem empreendimentos econômicos solidários parceiros ao Cepesi. Participam aproximadamente 20 Empreendimentos do Vale do Itajaí e também de outros estados. Destacam-se entre seus produtos e serviços: fitoterápicos, vestuário em algodão orgânico e acessórios, bolsas em fibras naturais, lonas, tear e ecológicas, produtos agroecológicos da agricultura familiar (geleias, mel, conservas), bio-joias (bijuterias com sementes), artesanatos diversos, tapeçarias, acesso a internet e gráfica rápida, restaurante (gastronomia lacto-vegetariana) e lanchonete, atendimento jurídico na área de direitos humanos e apresentações de grupos culturais. (fonte: www.cepesi.org.br)

 

Serviço:

O que – Feira de Orgânicos de Itajaí

Quando – hoje, quarta-feira (11/08/10)

Onde – Praça Vidal Ramos, em frente ao Píer Turístico

Horário – das 08 às 17 horas



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS