sexta, 29 de março de 2024
Economia
06/10/2010 | 00:00

Fundação Universa realiza projeto para avaliar o setor turístico em Balneário Camboriú

 

O Ministério do Turismo, através da Fundação Universa, está novamente em Balneário Camboriú para dar continuidade ao estudo de capacitação e profissionalização do segmento no município. O consultor e representante da Fundação, Rafael Alves Fayet, permanecerá três dias na cidade, período no qual pretende avaliar as qualificações realizadas na área do turismo, através de entidades ligadas ao setor, como exemplo em sindicatos e associações.

“Estivemos aqui em junho para identificar a existência de indicadores para realizar a metodologia de trabalho. Como não encontramos, iremos aplicar um método próprio, ou seja, Balneário Camboriú terá projeto piloto de avaliação das qualificações no setor do turismo”, explica Fayet.

Balneário Camboriú é um dos municípios, entre os 65 indutores do turismo do país, que se destacam em qualidade no turismo, por isso foi escolhido para esta pesquisa ao lado de Gramado e Salvador. Outro motivo citado é que só uma cidade indutora de turismo de Santa Catarina poderia receber o trabalho e também devido ao esforço que a Sectur realiza para monitorar o turismo no município, é o que informa o pesquisador.

“O estudo quer diferenciar a oferta e a demanda para a capacitação do turismo em cada indutor. Também quer identificar alguma forma de medição de resultados da efetividade da capacitação. Queremos saber como Balneário Camboriú, e também o Estado, está avaliando o turismo”, explica Rafael Fayet.

O estudo está sendo realizado com meta nos eventos da Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, todos a serem sediados no Brasil e, consequentemente, irão beneficiar o turismo nacional.

Os questionamentos realizados em Balneário Camboriú integram o Programa de Capacitação do Turismo Nacional e a Fundação Universa é responsável por parte deste projeto. Com base nas respostas, o MTur irá saber onde o município requer investimentos, em que situação se encontra e onde poderá chegar em termos de capacitação.

Em junho, o secretário de Turismo, Ademar Schneider, entregou aos pesquisadores as apostilas dos cursos de Qualidade no Atendimento ao Turista (Sectur) e de Manipulação de Alimentos (Secretaria de Saúde Municipal) realizados nos anos anteriores. Também foram repassadas informações sobre o novo curso que foi preparado para 2010 e já está em andamento com 1.400 vagas no total.


Fonte: Prefeitura de Balne?rio Cambori?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS