sábado, 20 de abril de 2024
Geral
Itajaí é a primeira cidade do Estado a implantar o parquímetro
24/09/2010 | 00:00

Zona Azul Eletrônica entra em vigor a partir de 04 de outubro em Itajaí

 

A partir do dia 04 de outubro, entrará em vigor a Zona Azul Eletrônica. Desde o dia 1° de setembro, sessenta agentes de fiscalização e duas monitoras da Zona Azul Eletrônica estão nas ruas do Centro de Itajaí orientando a população sobre a utilização dos parquímetros. A medida faz parte da campanha educativa iniciada há dois meses, com distribuição de folhetos explicativos.

 

Segundo o coordenador do CODETRAN José Alvercino Ferreira, há muito tempo havia reclamação sobre a falta de estacionamento. “Muitos deixavam o  carro estacionado em locais rotativos o dia inteiro, o que acaba dificultando quanto  questão das vagas”, comenta.

 

Ferreira ressalta que o novo sistema eletrônico é o que há de mais moderno e Itajaí é a primeira cidade do Estado e a quarta do Brasil a implantar o parquímetro. Para ele,o sistema evitará contratempos. “As pessoas não vão poder  reclamar que não haverá monitora para conseguir o cartão até porque vai facilitar muito quanto a questão da mobilidade”, ressalta.

 

A cada 50 metros terá um parquímetro instalado nas principais vias da cidade. Como no sistema antigo, as monitoras passarão normalmente para verificar a atualização e quando for caso notificar o motorista. “São 35 monitoras que em todo centro que efetuam a fiscalização. Caso o veículo não possua o cartão, o valor da multa continuará R$ 50,00”, finaliza.

 

Mais de mil vagas na região central

 

A Zona Azul Eletrônica dispõe de 1.185 vagas na região central da cidade, além de 30 vagas de Zona Branca, 27 vagas reservadas para veículos de pessoas com deficiência, 64 vagas para veículos de idosos. O projeto também organiza bolsões de estacionamento exclusivo para motocicletas (ao todo 637 vagas) e bicicletas (79 vagas). O sistema será operado 57 parquímetros eletrônicos multivagas.

 

O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h. Tendo como objetivo estimular a rotatividade das vagas – e, assim, democratizar sua ocupação - o período máximo de estacionamento na mesma vaga de Zona Azul é de no máximo 2 horas.

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS