quinta, 18 de abril de 2024
Geral
Divulgação
24/09/2010 | 00:00

Abertas as inscrições para o Programa Santa Catarina Santa Catarina Alfabetizada

 

Estão abertas as inscrições para o Programa Santa Catarina Catarina Alfabetizada, que em parceria com o MEC, faz parte do Programa Brasil Alfabetizado. Segundo a diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), Valéria da Silva Mello, o programa é destinado a pessoas que procurem alfabetizar adultos de sua comunidade. “Sabemos que nos bairros das periferia ainda há pessoas sem estudo, então é uma oportunidade para que estas pessoas tenham acesso a alfabetização na própria comunidade,” comenta.

 

O prazo final para inscrição vai até o dia 10 de novembro. Um dos pré-requisitos é o “professor” possuir o ensino médio completo. Também tem que ter um local para ministrar as aulas, seja em salões paroquiais, comunitários ou escolas. O número mínimo de alunos são 14 na zona urbana e sete na zona rural. O aluno ganhará todo material para o estudo.

 

O valor da bolsa é de R$ 250,00 e o professor terá que cumprir 40 horas mensais, distribuídas em dez horas por semana, a ser combinada entre alunos e professores. O professor também participará de reuniões mensais com todos os integrantes do programa. “Nessa reunião, acompanhamos o andamento das aulas e também passamos algumas sugestões a ser aplicada com os alunos. O programa oferece um suporte de capacitação pedagógica para os professores.”

 

Abertas as inscrições para o Programa Santa Catarina  Santa Catarina Alfabetizada

 

Inscrições e mais informações podem ser adquiridas no CEJA, localizado à Rua Jorge Mattos, s/n. Telefone 3348-0287, com a diretora Valéria de Mello.

 

Estado em destaque

 

O Estado de Santa Catarina tem se destacado no cenário nacional pela execução do Programa Santa Catarina Alfabetizada, tendo recebido importantes reconhecimentos, como a medalha Paulo Freire, no ano de 2006, como sendo o melhor projeto de alfabetização do Brasil.

 

Segundo informações da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, o Programa já alfabetizou cerca de 60 mil pessoas até o ano de 2007 e a meta é alfabetizar todos os cidadãos catarinenses maiores de 15 anos até 2010.

 

O programa educacional tem como objetivo promover a inclusão de cerca de 225 mil catarinenses no mundo do conhecimento formal contribuindo para a ampliação da cidadania.

 

O que é o Programa Brasil Alfabetizado

 

O  MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), destinado a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado  é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios  que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total,  90%  localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS